Os clogs, ou simplesmente os nossos “tamancos”, são a nova febre entre os adeptos do estilo boho. Casuais e feitos de materiais bem orgânicos, eles são a peça chave para deixar qualquer montagem com um toque hipster ao mesmo tempo que moderninho. Até porque os elementos nostálgicos estão super em alta: do flare dos anos 70 às calças cargo / parachute dos anos 2000, os modelos que fazem alegorias à era hippie e ao Y2K com certeza são uma tendência presente entre os maiores ícones da moda.
O modelo clássico é assim, com base em madeira e suporte em couro. Os materiais naturais eram febre entre os hippies e acabou marcando bem a estética boho. Por isso, combinar com um bom vestido fluido e outros materiais naturais trazem bastante coerência à produção -a bolsa de palha no look de inspiração foi uma escolha mestra, por exemplo.
Mas, para sustentar o estilo, é necessário abraçar a autenticidade inerente aos clogs, afinal, eles possuem uma presença cíclica (às vezes em voga, e às vezes sumido das vitrines). Para quem está por dentro do mundo da moda e curte uma imagem descolada e informal, eles são o momento. E, para quem curte causar com muita originalidade, os modelos coloridos ou em materiais alternativos fazem toda a diferença.
Uma dica para adotá-lo no dia-a-dia é apostar em linhas mais longas! Calças compridas com boca larga, modelos cigarette e cortes midi (na saia ou numa pantacourt) são a medida ideal para este ícone do footwear. Isso acontece por se tratar de um calçado mais robusto, o que chama a atenção por si só. Por isso, experimente deixá-lo como a estrela do look com bottoms que os deixe à mostra e em harmonia com a essência descontraída dos tamancos. Isso significa apostar em peças larguinhas com aspecto mais comfy do que elevados.
E por falar em comfy… se tem um modelo de calçado que bebe da mesma fonte que os clogs de madeira, são os polêmicos Crocs de borracha! Pode perceber como eles possuem o mesmo desenho deste modelo de tamancos, e podem acabar fazendo o mesmo efeito num look. Como a nova moda também inclui abraçar o que algumas pessoas chamariam de “feio”, porque não experimentá-los no dia-a-dia, como uma forma de demonstrar toda a sua autenticidade? Os dad shoes, modelos vintage e robustos de tênis esportivos já ganharam o streetwear. Quem sabe agora é a hora dos Crocs e sua inspiração nos atemporais clogs?
UaU 😍