
Com a morte do Papa Francisco, anunciada na manhã desta segunda-feira (21), diversos nomes da política capixaba e nacional se manifestaram em homenagem ao pontífice, que esteve à frente da igreja católica desde 2013.
LEIA TAMBÉM:
- Papa Francisco abençoou a bandeira do Espírito Santo; relembre
- Após morte do papa Francisco, veja como fica a programação da Festa da Penha
- Derrame é a provável causa de morte do papa Francisco, diz imprensa italiana
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, manifestou gratidão eterna aos ensinamentos do papa, com vídeo relembrando seu encontro com o líder católico e declarou luto oficial no estado de três dias.
A partida do Santo Padre, Papa Francisco, nos deixa um legado de simplicidade, compaixão e coragem. Uma Igreja próxima dos mais vulneráveis e firmemente posicionada diante dos grandes desafios da política mundial. Gratidão eterna, Papa Francisco.
Fabiano Contarato, senador do Espírito Santo, também fez postagens em suas redes sociais em homenagem à Francisco e sua marca na igreja.
Prefeitos do ES lamentam morte do Papa Francisco
Prefeitos de algumas cidades do Espírito Santo também se manifestaram sobre o comunicado de morte do Papa Francisco. Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória, desejou que seu legado continue vivo em cada ato de solidariedade e paz.
Já Arnaldinho Borgo, prefeito de Vila Velha, disse que: “Hoje o nosso sufrágio é pela Páscoa do Santo Padre Papa Francisco, que nos deixa como um dos seus maiores legados: a esperança e a solidariedade.”
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, em um post nas redes sociais, considerou Francisco “uma das maiores referências espirituais e morais de nosso tempo.”
Em um story publicado no Instagram, Wanderson Bueno, prefeito de Viana, escreveu: “Silencia-se uma voz de paz, mas ecoa para sempre o exemplo do Papa Francisco. Um coração que tocou o mundo com amor e verdade”.
Em publicação compartilhada com sua esposa, Norma Ayub, Theodorico Ferraço, prefeito de Cachoeiro do Itapemirim, relembrou os ensinamentos do pontífice e sua trajetória de vida.
“O Papa Francisco nos ensinou a olhar pelos pequenos, a acolher os que sofrem e a caminhar com uma fé viva. Sua vida foi um verdadeiro testemunho de misericórdia e esperança”.
Outras autoridades municipais, como Euclério Sampaio, prefeito de Cariacica, também manifestaram tristeza com a notícia da morte do Santo Padre.
Presidente da República decreta luto de 07 dias
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decretou luto oficial no país de 07 dias e ressaltou que as mensagens do Santo Padre ainda seguirão sendo propagadas.
Papa será enterrado fora do vaticano
O Papa Francisco morreu aos 88 anos na madrugada desta segunda-feira, um dia após sua aparição na celebração de Páscoa. Ele será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, após a missa exequial, ainda sem data confirmada.
Francisco será o primeiro Papa a ser enterrado fora do vaticano em mais de um século.
O pontífice nasceu em 1936, em Buenos Aires, como Jorge Mario Bergoglio, e foi o primeiro latino-americano da história a assumir o cargo mais alto da igreja católica