Mundo

Autoridades do ES lamentam morte de papa Francisco; confira as mensagens

Dentre eles está governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que manifestou gratidão eterna aos ensinamentos do papa

Foto de 2013 do Papa Francisco ao celebrar missa inaugural com os cardeais na Capela Sistina, no Palácio Apostólico, no Vaticano
Foto de 2013 do Papa Francisco ao celebrar missa inaugural com os cardeais na Capela Sistina, no Palácio Apostólico, no Vaticano. Foto: Federico Benini -Dia Esportivo - Estadão Conteúdo

Com a morte do Papa Francisco, anunciada na manhã desta segunda-feira (21), diversos nomes da política capixaba e nacional se manifestaram em homenagem ao pontífice, que esteve à frente da igreja católica desde 2013.

LEIA TAMBÉM:

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, manifestou gratidão eterna aos ensinamentos do papa, com vídeo relembrando seu encontro com o líder católico e declarou luto oficial no estado de três dias.

A partida do Santo Padre, Papa Francisco, nos deixa um legado de simplicidade, compaixão e coragem. Uma Igreja próxima dos mais vulneráveis e firmemente posicionada diante dos grandes desafios da política mundial. Gratidão eterna, Papa Francisco.

Fabiano Contarato, senador do Espírito Santo, também fez postagens em suas redes sociais em homenagem à Francisco e sua marca na igreja.

Prefeitos do ES lamentam morte do Papa Francisco

Prefeitos de algumas cidades do Espírito Santo também se manifestaram sobre o comunicado de morte do Papa Francisco. Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória, desejou que seu legado continue vivo em cada ato de solidariedade e paz.

Já Arnaldinho Borgo, prefeito de Vila Velha, disse que: “Hoje o nosso sufrágio é pela Páscoa do Santo Padre Papa Francisco, que nos deixa como um dos seus maiores legados: a esperança e a solidariedade.”

O prefeito da Serra, Weverson Meireles, em um post nas redes sociais, considerou Francisco “uma das maiores referências espirituais e morais de nosso tempo.”

Em um story publicado no Instagram, Wanderson Bueno, prefeito de Viana, escreveu: “Silencia-se uma voz de paz, mas ecoa para sempre o exemplo do Papa Francisco. Um coração que tocou o mundo com amor e verdade”.

Em publicação compartilhada com sua esposa, Norma Ayub, Theodorico Ferraço, prefeito de Cachoeiro do Itapemirim, relembrou os ensinamentos do pontífice e sua trajetória de vida.

“O Papa Francisco nos ensinou a olhar pelos pequenos, a acolher os que sofrem e a caminhar com uma fé viva. Sua vida foi um verdadeiro testemunho de misericórdia e esperança”.

Outras autoridades municipais, como Euclério Sampaio, prefeito de Cariacica, também manifestaram tristeza com a notícia da morte do Santo Padre.

Presidente da República decreta luto de 07 dias

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decretou luto oficial no país de 07 dias e ressaltou que as mensagens do Santo Padre ainda seguirão sendo propagadas.

Papa será enterrado fora do vaticano

O Papa Francisco morreu aos 88 anos na madrugada desta segunda-feira, um dia após sua aparição na celebração de Páscoa. Ele será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, após a missa exequial, ainda sem data confirmada.

Francisco será o primeiro Papa a ser enterrado fora do vaticano em mais de um século.

O pontífice nasceu em 1936, em Buenos Aires, como Jorge Mario Bergoglio, e foi o primeiro latino-americano da história a assumir o cargo mais alto da igreja católica