Mundo

Líderes mundiais lamentam morte do papa Francisco; veja repercussão

O argentino, de 88 anos, faleceu nesta segunda-feira (21), em Roma, na Itália

Papa Francsico morreu
Foto: Vatican News

Diversos líderes mundiais postaram mensagens de pesar nas redes sociais pela morte do papa Francisco, ocorrida na manhã desta segunda-feira (21), no Vaticano aos 88 anos.

Segundo o jornal italiano, Corriere Della Sera, a provável causa da morte teria sido um derrame. Francisco morreu menos de um mês após deixar o hospital, onde ficou internado para tratar de uma pneumonia bilateral.

Leia também:

> Papa Francisco abençoou a bandeira do Espírito Santo; relembre

> Derrame é a provável causa de morte do papa Francisco, diz imprensa italiana

Diante da comoção, as mensagens de condolências de um munto inteiro começaram a chegar no Vaticano. Confira algumas:

Itália

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou que recebeu a notícia da morte com grande tristeza pessoal e sentindo o grave vazio que se cria com a perda.

Suscita dor e comoção entre os italianos e em todo o mundo. O seu ensinamento recordou a mensagem evangélica, a solidariedade entre as pessoas, o dever de proximidade com os mais frágeis, a cooperação internacional, a paz na humanidade”.

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, disse ter tido “o privilégio de desfrutar da sua amizade, dos seus conselhos e dos seus ensinamentos, que nunca falharam, mesmo em momentos de provação e sofrimento”.

Nas meditações da Via Sacra, nos recordou do poder do dom, que faz tudo florescer novamente e é capaz de reconciliar o que, aos olhos do homem, é irreconciliável. Pediu ao mundo, mais uma vez, a coragem de uma mudança de rota para percorrer um caminho que não destrói, mas cultiva, repara, afirmou.

Argentina

O presidente da Argentina, Javier Milei, disse que, “apesar das diferenças”, teve a oportunidade de conhecer a bondade e a sabedoria do papa.

“Como presidente, como argentino, e fundamentalmente como homem de fé, despeço-me do Santo Padre e estou ao lado de todos que receberam essa triste notícia”, comentou.

Reino Unido

Rei Charles III recordou a “compaixão” e compromisso em uma mensagem divulgada pelo Palácio de Buckingham, em Londres, em nome da Rainha Camilla também.

Há duas semanas, o casal real havia se encontrado com o Pontífice em uma visita privada no Vaticano.

França

O presidente da França, Emmanuel Macron, destacou o legado do papa e disse esperar que a esperança entre os mais pobres continue em crescimento.

“De Buenos Aires a Roma, o papa Francisco queria que a Igreja levasse alegria e esperança aos mais pobres. Unir as pessoas entre si e com a natureza. Que essa esperança possa crescer incessantemente além dele”, declarou.

Espanha

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, também disse que Francisco deixou um legado de compromisso com a paz e a justiça social.

Lamento o falecimento do papa Francisco. Seu compromisso com a paz, a justiça social e os mais vulneráveis deixa um legado profundo. Descanse em paz.

*Com informações da Agência Brasil e Vatican News.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória