Obituário

Morre Waguinho, ícone do Centro de Vitória, aos 52 anos

Waguinho era um nome querido do cenário cultural do Centro, sendo o principal organizador do bloco de carnaval "Prakabá"

Waguinho era figura icônica do Centro de Vitória 

Reprodução/Instagram @bistrosaldanha
Waguinho era figura icônica do Centro de Vitória Reprodução/Instagram @bistrosaldanha

Quem mora ou frequenta o Centro de Vitória com certeza já ouviu falar de Wagner de Oliveira Souza, figura conhecida e quase folclórica da capital capixaba, que morreu nesta segunda-feira (24).

Waguinho era um nome querido do cenário cultural do Centro, sendo o principal organizador do bloco de carnaval “Prakabá”, que acontece no sábado após as festas oficiais. E foi na véspera da folia que ele partiu.

LEIA TAMBÉM:

>> Musa da Boa Vista preparava festa de aniversário para o filho antes de morrer

>> Musa que morreu após desfilar na Boa Vista é homenageada no Sambão do Povo

>> Carnaval de Vitória 2025: vote em quem você acha que merece ser a campeã

O morador ilustre do Centro recebeu inúmeros tributos após a confirmação do falecimento, dentre elas está a da deputada estadual Iriny Lopes (PT), que deu detalhes de sua amizade antiga com Waguinho.

Eu conheço o Waguinho há uns 30 anos, desde que ele veio de Minas e veio para cá. Ele era uma pessoa de muitos movimentos e lutas, principalmente de muita solidariedade. Alguém adoeceu? Lá estava o Waguinho fazendo coleta, buscando médicos, arrumando um carro para buscar as pessoas. Alguém precisava de uma cadeira de rodas? Ele corria atrás para conseguir emprestado ou comprar, contou Iriny em entrevista ao Folha Vitória.

Homenagem para “a alma do Bistrô Saldanha”

Waguinho trabalhou como garçom em diversos bares e restaurantes de Vitória desde que se mudou para o Espírito Santo.

A última parada foi o Bistrô Saldanha. Em publicação nas redes sociais, a equipe do restaurante homenageou o funcionário, a quem definiu como “a alma do bistrô”.

“Sabia os segredos das paredes, os nomes das árvores, os detalhes que poucos notavam. Era mais que um funcionário: era um contador de histórias, um anfitrião da alegria, um apaixonado pelo centro, pela cultura, pela música… e pelo Carnaval”, diz a homenagem.

Waguinho também recebeu homenagens de colegas carnavalescos, como a Liga dos Blocos do Centro de Vitória.

“Nossa homenagem e reverência àquele que soube viver SEMPRE BEM e nos deu o privilégio de receber a força imensa dessa energia: nosso Querido Waguinho”.

Trabalho na Associação de Moradores do Centro

A deputada Iriny Lopes contou também que Waguinho era ativo na luta pela próprio Centro de Vitória, onde atuou como parte da Associação de Moradores, a qual ajudou a “ressuscitar”, quando o bairro precisava.

Segundo Iriny, a volta da associação foi um dos momentos em que mais se aproximou do amigo. “Foram muitos momentos em que estivemos juntos. Um dos mais importantes foi quando retomamos a associação de moradores. Ele teve esse momento de buscar as pessoas, de convencê-las a voltar”, relatou.

Ainda de acordo com a deputada, a perda será sentida por todos os moradores do Centro, que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.

“Trocávamos muita ideia sobre a vida. Ele não conversava exclusivamente sobre carnaval, sobre música, de associações. Ele era um ser grande e tinha um grande coração. Desejo muita luz para a partida dele, que é o que merece”.