O anúncio feito pela ArcelorMittal de um investimento de quase R$ 4 bilhões na unidade aqui no Espírito Santo é um marco estratégico importante para a empresa e para o Estado.
A companhia é a maior produtora de aço do Brasil e líder no mercado global.
Leia também: Educação conectada ou desconectada? O desafio da proibição do celular nas escolas
ArcelorMittal: investimento agrega valor à produção
Com esse aporte, o maior investimento privado da história do Estado, a Arcelor amplia a capacidade de entrega e agrega valor à produção local, na medida que passa a produzir produtos finais, ou seja, a unidade vai fornecer diretamente ao mercado produtos utilizados em setores estratégicos como automotivo, eletrodomésticos e construção civil.
Além da relevância econômica para o Espírito Santo, esse investimento ocorre em um momento crucial para a indústria siderúrgica brasileira. O setor tem enfrentado forte concorrência da China, concorrência desleal, diga-se.
Especialistas dizem que o país subsidia as empresas, o que permite que as indústrias produzam aço a preços mais baixos, frequentemente abaixo do custo.
Além disso, alegam que há uso de mão de obra barata e violações de direitos de propriedade intelectual.
Medida do governo federal teve pouco efeito
Diante desse cenário, o governo federal adotou, no ano passado medidas para conter a importação de produtos siderúrgicos chineses, impondo restrições a quase uma dezena de itens.
Pouco efeito teve, e o mercado brasileiro segue sendo alvo das exportações chinesas. O setor empresarial tem pressionado o governo por novas ações que garantam uma disputa comercial mais equilibrada.
Movimentações no cenário internacional
O investimento da ArcelorMittal se torna ainda mais estratégico diante das movimentações no cenário internacional.
Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump tem falado em sobretaxar produtos chineses e se essa medida for concretizada, a China poderá redirecionar ainda mais sua produção para outros mercados, como o Brasil, intensificando a disputa com a indústria siderúrgica nacional.
De tudo uma certeza: o investimento da ArcelorMittal fortalece o setor, favorece o Espírito Santo e o Brasil, gerando empregos e trazendo benefícios de curto, médio e longo prazos.