Muitas pequenas e médias empresas veem a inovação como algo complexo, caro e restrito a empresas de tecnologia. No entanto, inovar pode ser tão simples quanto reorganizar um estoque ou adotar um novo software.
Inovar também é ajustar o que já funciona para torná-lo melhor, sem reinventar a roda. Isso envolve adotar metodologias e sistematizações com ferramentas muitas vezes gratuitas, disponíveis e fáceis de implementar.
O mito de que a inovação precisa ser sempre disruptiva pode afastar muitos empresários. No entanto, a verdadeira inovação muitas vezes se baseia em criar um ambiente de trabalho aberto e colaborativo, onde ideias possam surgir e ser discutidas.
Esse é o coração da cultura inovadora, onde todos aprendem e crescem juntos. Nela a falha é vista como aceleradora do aprendizado e as opiniões divergentes como adubo do processo criativo.
Começar pode ser intimidante, no entanto, o segredo está em iniciar com pequenos passos. Estabelecer metas progressivas ajuda a construir a cultura coletiva inovadora desejada, de forma sustentável.
A primeira milha começa pelo primeiro passo. A milha assusta, o passo não. Vá devagar, mas acompanhado. A disciplina e a perseverança são cruciais não apenas para alcançar resultados, mas também para sustentar a motivação ao longo da jornada de inovação.
Explore ecossistemas de inovação
Para facilitar essa jornada, explorar ecossistemas de inovação é fundamental.
Esses ecossistemas não são apenas grupos; eles são redes de apoio compostas por startups, empresas estabelecidas, universidades, investidores e órgãos governamentais. Juntos, esses atores criam um ambiente propício para a inovação, onde todos se beneficiam mutuamente.
Em particular, tomando por base o município da Serra, o InovaSerra se destaca como um ecossistema de inovação relativamente novo, mas que tem se mostrado essencial.
Com sua abordagem colaborativa, o InovaSerra oferece recursos, conhecimento e uma rede de contatos que facilitam o crescimento e a inovação.
Ao se engajar com o InovaSerra, empresários locais encontram não apenas suporte técnico e recursos, mas também uma comunidade que entende e compartilha dos desafios do empreendedorismo moderno.
No contexto mais amplo do Espírito Santo iniciativas como a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) fortalecem o ecossistema em nível estadual.
Ainda na Serra, a Associação dos Empresários da Serra (Ases) conecta seus membros a oportunidades, promovendo ações para que as empresas da região não só sobrevivam às adversidades, mas também prosperem em um ambiente cada vez mais competitivo.
Jardel Prata Ferreira
Diretor de inovação da Associação dos Empresários da Serra