Valéria Becalli Provete é gerente de Estratégia, Gestão e Novos Negócios na Portocel. Foto: Acervo pessoal
Valéria Becalli Provete é gerente de Estratégia, Gestão e Novos Negócios na Portocel. Foto: Acervo pessoal

Com seus quase 400 quilômetros de costa e comprovada vocação para o comércio exterior, o Espírito Santo é diferenciado em logística portuária, condição potencializada a partir de incentivos que transformaram o estado na principal porta de entrada do país para importações de veículos, por exemplo.

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O setor portuário capixaba está atento às oportunidades e desafios da crescente demanda.

Se por um lado nossos portos estão expandindo a movimentação de cargas, por outro temos que oferecer soluções eficazes, cumprindo com maestria o pressuposto básico da logística, que é encurtar distâncias de forma competitiva e eficiente.

Integração logística

Atenta à movimentação do mercado, a Portocel, em Aracruz, vem se preparando ao longo dos anos, ampliando e modernizando sua infraestrutura e fortalecendo um importante diferencial competitivo do terminal: a integração logística.

Por estar fora do eixo urbano, com acesso às principais rodovias que cortam o país e vasta ligação ferroviária interna, dispõe de capacidade para absorver novas operações e contribuir com o fortalecimento da logística portuária capixaba.

A principal carga movimentada no porto – a celulose – vem compartilhando cada vez mais espaço com produtos diversos que incluem rochas ornamentais, produtos siderúrgicos, peças de grandes dimensões utilizadas na indústria do petróleo e gás e, mais recentemente, veículos.

Desembarque de veículos

Entre junho e julho, mais de 2,9 mil veículos foram desembarcados no terminal, boa parte dos quais em contêineres, uma operação nova que atesta a versatilidade do terminal e uma nova vocação na região.

Aracruz e o futuro da logística

O município de Aracruz vem buscando potencializar a região como solução para a logística brasileira.

Entre os diferenciais está o fato de ter sido incorporado à região da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a presença de grandes projetos logísticos em operação e em fase de implementação, a ligação ferroviária com a região central de Minas Gerais, que tem ramificações para uma parte do Corredor Centro-leste, e ligação rodoviária com os principais estados brasileiros.

Em operação há 46 anos, Portocel faz parte desse novo contexto da região Norte do Espírito Santo, como um porto multimodal e multicargas, se colocando como alternativa para a superação de gargalos na logística portuária capixaba.

Valéria Becalli Provete

Gerente de Estratégia, Gestão e Novos Negócios na Portocel