Cássia Coppo é turismóloga. Foto: Acervo pessoal
Cássia Coppo é turismóloga. Foto: Acervo pessoal

O Espírito Santo é um dos estados brasileiros com maior diversidade ecológica, tendo um enorme potencial para o desenvolvimento de diversos segmentos dentro do Turismo.

Entre as regiões de destaque no território capixaba está Piaçu, distrito de Muniz Freire – ES, que possui vocação turística para o desenvolvimento de Agroturismo, Ecoturismo e Turismo de Experiência na região.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

É o que revela o diagnóstico turístico e econômico de Piaçu, realizado entre junho de 2020 a julho de 2021.

Ele contém o mapeamento das propriedades da agricultura familiar com potencial para fomento da atividade.

Há ainda o levantamento dos atrativos naturais e culturais da região, serviços e equipamentos turísticos disponíveis, além do apoio da infraestrutura de apoio ao Turismo.

O estudo contou com a minha coordenação, viabilizado através do Instituto Sindimicro, governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Aderes, e com apoio da Prefeitura Municipal de Muniz Freire.

Potencial com atrativos naturais

Localizado na região turística do Caparaó Capixaba, Muniz Freire abriga grande potencial turístico e histórico, dentro de seus 678,804 Km de território.

O distrito concentra 28 atrativos naturais, em destaque para as 16 cachoeiras espalhadas pela região.

Entre igrejas, fazendas e casas históricas foram identificadas 38 atrativos culturais de grande relevância a serem explorados.

Além disso, Piaçu possui 43 estabelecimentos comerciais prontos para proporcionar o bem-estar aos residentes e visitantes.

Participação de pequenos produtores

O diagnóstico de Piaçu verificou também as iniciativas de pequenos produtores que passaram a agregar a produção com o turismo e, a ampliar as atividades em suas propriedades, desenvolvendo assim a economia local e a valorização cultural.

Além disso, destaca-se o surgimento de novos negócios na localidade, aprimorando também as atividades de comércio e serviço impulsionando as atividades na região.

Sendo assim, o diagnóstico de Piaçu, em Muniz Freire, interior do Espirito Santo evidencia os frutos de uma análise técnica e minuciosa realizada em dezoito meses na região.

Empreendimentos evoluindo, a chegada de novos negócios e a criação de um órgão municipal específico provam que o turismo tem um potencial enorme no desenvolvimento econômico da localidade.

Que tal fazer uma visita a Muniz Freire, desfrutando de todas as potencialidades da cidade? Vale a pena conferir!

Cássia Coppo

Turismóloga e CEO da Coppo Consultoria e Projetos