A cidade de Vitória, conhecida pelas belas paisagens litorâneas, assume um novo protagonismo ao se consolidar como uma referência no cenário esportivo nacional.
Em janeiro de 2025, entre os dias 4 a 14, a Capital capixaba será o centro das atenções ao sediar o 53º Campeonato Brasileiro de Optimist, reunindo mais de 300 jovens atletas de todo o país em um evento que representa o principal a nível nacional de Vela.
Promovido e sediado pelo Iate Clube do Espírito Santo (Ices), esse evento simboliza o reconhecimento da capital capixaba como um polo para o desenvolvimento da vela no Brasil – uma das modalidades que mais trouxe conquistas olímpicas para o país.
Formação de futuros campeões
A realização deste campeonato reflete o compromisso do Iate Clube do Espírito Santo em apoiar o esporte náutico e criar oportunidades para a formação de futuros campeões.
A classe Optimist é a porta de entrada para o universo da vela, onde crianças e adolescentes de 7 a 14 anos desenvolvem habilidades técnicas, disciplina e amor pelo esporte e pelo mar. Sediando e promovendo este evento, o Iate Clube do Espírito Santo reafirma a missão de preparar uma nova geração de velejadores.
https://infogram.com/newsletter-folha-vitoria-1h7v4pdngndz84k?live
A presença de mais de 300 atletas, suas famílias e equipes técnicas movimenta o turismo local, desde hotéis e restaurantes.
O Campeonato Brasileiro de Optimist traz um significativo retorno econômico e cultural para Vitória e toda a região, além de despertar o interesse da população por atividades ligadas à cultura marítima, incentivando um diálogo entre esporte, turismo e preservação ambiental.
Vela fortalece identidade capixaba
Promover um evento desta magnitude fortalece a imagem de Vitória como um destino que alia qualidade esportiva, belezas naturais e infraestrutura preparada para grandes competições. É também uma oportunidade de promover a vela como parte da identidade capixaba.
Ao longo de quase oito décadas, o Iate Clube do Espírito Santo conecta gerações de atletas. Com os ventos soprando a favor, vamos juntos para tornar esse evento um marco para a vela nacional, destacando, além dos talentos em competição, o potencial da nossa querida capital.
Fabiano Pereira
Comodoro do Iate Clube do Espírito Santo