Pense um pouco e responda: o homem trata os bichos com o respeito que eles merecem? É verdade que existem muitas pessoas de bom coração que cuidam bem dos animais (ainda bem, não é?), mas infelizmente outras tantas pessoas os maltratam demais por puro prazer ou, então, por algum interesse.
Tem quem venda animais de forma ilegal só para ganhar dinheiro ou, ainda, quem maltrate os bichinhos em nome do esporte e do lazer, sem contar as pessoas que abandonam seus animaizinhos de estimação na rua, quando acham que eles perderam a graça. Tudo isso acontece porque, na nossa cultura, os bichos são vistos como objetos, mas isso está errado. Afinal, assim como nós, eles são seres vivos e merecem respeito, certo?
Para passar essa mensagem para as pessoas e, quem sabe, mudar o tratamento que os animais andam recebendo do homem, o diretor Pedro Barbosa e o assistente de direção Guilherme Cassone produziram o documentário Direito dos Animais. O filme tem, apenas, 30 minutos, mas passa um recado muito importante: os bichos também sentem medo e dor, como nós, e por isso precisam dos nossos cuidados, carinho e proteção.
O documentário é tão legal que até ganhou um prêmio internacional. No ano passado, o Festival Cine Eco, de Portugal, entregou o Prêmio Ambiente Lusofonia para os produtores do filme. Ficou curioso? Então assista, abaixo, à primeira parte do Direito dos Animais.
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4