Falta de apetite, vômitos (na maioria das vezes de coloração esverdeada) ou ânsia de vômitos, perda de peso, prostração e aumento de volume abdominal no seu pet podem ser sinais de doença hepática. Você já se atentou para a importância do cuidado com o fígado do seu bichinho?
Dentre muitas funções, o fígado é responsável pela liberação e armazenamento de glicose, armazenamento de minerais e vitaminas, produção de fatores responsáveis pela coagulação sanguínea e emulsificação das gorduras. Além disso, o órgão funciona ainda como um filtro, retendo e excretando as impurezas e toxinas do organismo. Por isso, quanto antes for feito o diagnóstico, melhor o resultado e a sobrevida do paciente.
Algumas das principais causas de doenças hepáticas identificadas comumente são as intoxicações (por medicamentos, plantas, corantes etc.), infecções bacterianas, traumas, dieta desequilibrada, obesidade, diabetes, tumores e doenças em vesícula biliar.
O tratamento das hepatopatias envolve, na maioria das vezes, alteração da dieta e medicações orais, devidamente orientadas pela equipe da clínica veterinária de confiança.
A veterinária Jyzana Carvalho, diretora do SOS Hospital Veterinário, em Vila Velha (ES), tem identificado um aumento dos casos de tumores (ou neoplasias) de fígado atendidos na clínica. “Após o exame clínico, exames complementares de imagem e de sangue, podemos fechar o diagnóstico e encaminhar o paciente para a equipe cirúrgica, que deve possuir experiência e equipamentos adequados para realização destas cirurgias minuciosas. Na maioria das vezes, elas são delicadas e envolvem um planejamento prévio”, afirma.
Neste momento, contar com um espaço que tenha estrutura física e corpo clínico competente é o diferencial para garantir a segurança na realização do procedimento, tanto para o pet quanto para os donos.
“No caso da identificação de doença hepática, considere que o sucesso do tratamento dependerá da sua atenção e carinho no acompanhamento da dieta e fornecimento dos medicamentos exatamente conforme a orientação médica”, orienta Jyzana.
Fique ligado nas mudanças de hábitos e comportamentos dos seus melhores amigos para precaver sofrimentos. Isso é amor ao seu bichinho! ❤