A ONG Vira-Lata Vira Luxo vai realizar neste domingo (23) um mutirão para separar tampinhas de plástico para ajudar animais de rua, no Parque Manolo Cabral, no Barro Vermelho, em Vitória. A população pode ir ao local com as suas famílias e tampinhas para doação das 8h às 12h.
A ação visa recolher tampinhas para serem comercializadas e arrecadar fundos para a ONG, que abriga cães em situação de rua. Este será o terceiro mutirão promovido pela organização neste mês de fevereiro.
LEIA TAMBÉM:
Filhotes de ave silvestre rara nascem em reserva no ES; veja vídeo
Aquatro e Detran|ES resgatam campanha de sucesso e convocam todos a entrarem no ritmo da segurança no trânsito
Mamãe beija-flor e o ninho mais confortável do mundo
No primeiro deles, no último dia 9, a mobilização contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), oportunidade em que ele anunciou um investimento de R$ 10 milhões na causa animal no Estado.
ONG consegue arrecadação recorde
A expectativa é que o próximo mutirão alcance uma arrecadação recorde. Em 2024, a ONG conseguiu reunir quase 9 toneladas de tampinhas, totalizando 8699 quilos de material reciclado.
As tampinhas são separadas por cor antes de serem comercializadas. Jussara Monjardim, presidente da ONG Vira-Lata Vira Luxo, destacou a relevância do mutirão como uma fonte crucial para custear as despesas do abrigo.
A importância do mutirão para o abrigo é enorme, porque com esse dinheiro a gente consegue comprar ração, pagar consultas, comprar remédio e vários gastos que a ONG tem. Então, para nós, é um meio muito importante de adquirir uma reserva para sustentar pelo menos parte dos gastos do abrigo. E a ONG está caminhando nesse sentido, ajudando tanto o meio ambiente quanto os animais.
Como ajudar?
São aceitas tampas plásticas de bebidas como água, sucos e refrigerantes, além de produtos de limpeza, higiene pessoal e até tampas de canetas e outros produtos diversos. A comercialização das tampinhas é uma fonte de recursos para manter o abrigo da ONG, que abriga uma centena de animais.
Além da ajuda aos animais, o recolhimento e a separação de tampinhas de plástico também ajudam a preservar o meio ambiente. A reciclagem evita que toneladas de plástico sejam descartadas incorretamente, podendo acabar em rios, mares e na natureza.
O recolhimento de tampinhas de plástico também é feito pela ONG Vira-Lata Vira Luxo por meio dos pontos de coleta. São mais de 100 pontos de coleta espalhados pela Grande Vitória e no interior do Espírito Santo para que a população possa doar os materiais.
Para doar, basta comparecer no mutirão deste domingo (23) ou nos pontos de coleta com o material. A lista completa com os locais e outras orientações podem ser consultadas aqui ou nesta página.
Cuidados com os cães de rua
A ONG Vira-Lata Vira Luxo resgata animais em situação de rua, que são acolhidos pela equipe, composta 100% por voluntários.
Os cachorros recebem cuidados no abrigo da ONG, em Jardim Limoeiro, na Serra. Lá, eles têm acesso à água, alimentação, banho, espaço para conviverem e brincarem, além de assistência médica veterinária.
Além do abrigo, os cães resgatados podem ir para lares temporários, onde uma família os acolhe por um período até que o cachorro encontre um lar definitivo. A ONG Vira-Lata Vira Luxo também promove adoção dos seus animais resgatados.
A entidade recebe doações através do PIX [email protected] ou do Picpay @viralataviraluxo. Ela também oferece um plano de doações mensais, com apenas R$ 20, e apadrinhamento de um cão, arcando com seus custos de ração, vermífugo, vacina anual e/ou carrapaticida.
Coleta de tampinhas
Este será o terceiro mutirão de separação de tampinhas de plástico realizado neste mês de fevereiro para arrecadação de fundos para a ONG Vira-Lata Vira Luxo.
No último dia 9, a ação foi realizada no Evento Estadual do Bem-Estar Animal, no Parque Casa do Governador, em Vitória. O evento contou com a presença do governador do Estado Renato Casagrande e do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, entre outras autoridades. No domingo passado (16), o mutirão ocorreu no Projeto Tamar, também na capital.
Além da separação de tampinhas, o mutirão reforça com a população a importância da reciclagem, especialmente no verão e no Carnaval. Neste período a hidratação é mais intensa e ocorre aumento no consumo de bebidas em garrafinhas plásticas, material que pode ser doado para a ONG.
Serviço
Mutirão de separação de tampinhas
- Data: domingo (23)
- Horário: das 8h às 12h
- Local: Parque Manolo Cabral, Barro Vermelho, Vitória
- Organização: Vira-Lata Vira Luxo