Pet

Patinhas Carentes

O grupo Patinhas Carentes existe há mais de dois anos.

Tudo começou quando a universitária Paula Kuhnert sensibilizada com a situação de alguns animais abandonados no campus da Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória (ES), começou a alimentá-los.

Depois de algum tempo, Paula começou a perceber a realidade e se preocupou com outros problemas: os cães e gatos que ali eram abandonados não só precisavam de alimentação, como também de outros cuidados.

Os animais precisavam ser resgatados pois ali, na UFES, eles representavam não somente a proliferação de doenças e infestação de parasitas diversos, como também estavam a mercê de maus tratos e crueldade.

O Patinhas Carentes começou então a se formar. Ludmila Reinholz e Priscila Siqueira se uniram a Paula e juntas, começaram a resgatar cães e gatos na Grande Vitória, levando-os ao CCZ (Centro de Controle de Zoonozes), para que lá recebessem os primeiros cuidados. Ao serem liberados dos cuidados veterinários, os animais eram levados para possíveis adoções – pessoas previamente entrevistadas e aprovadas pelo grupo.

O Patinhas Carentes começou a recrutar voluntários através de vários meios de comunicação. A primeira providência foi criar uma comunidade virtual na Internet, visando divulgar os “resgates” – cães e gatos achados nas ruas – e suas necessidades mais urgentes (consultas médicas, remédios, vacinas, alimentos e outros).

Rapidamente, o grupo ganhou novos membros e voluntários e passou a divulgar todas as ações que promoviam em prol dos animais.

O tempo passou e as fundadoras do grupo e seus colaboradores começaram a oferecer suas próprias casas como lar provisório aos animais resgatados.

O Patinhas Carentes se uniu a SOPAES (Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo) e conseguiu credibilidade para conseguir doações importantes de vários Pet Shops e clínicas veterinárias na Grande Vitória e de grandes empresas como a Pedigree.

Hoje, o Patinhas Carentes é formado por nove organizadoras (as universitárias Paula Kuhnert, Ana Luiza Ferreira, Priscila Siqueira, Jamily Majevski, Ludmila Reinholz, Taíse Rodrigues, Paula Gadioli, Laryssa Metzker e a veterinária Alessandra Ceccato) e conta com a ajuda de dezenas de voluntários e colaboradores, que uniram a paixão por animais e a vontade de mudar um pouquinho o mundo.

As meninas do grupo já ajudaram até agora em torno de 350 animais, mas este número está muito longe do ideal.

O trabalho no Patinhas Carentes é de caráter voluntário. Os membros do grupo resgatam alguns animais das ruas e de casas onde são mau tratados, se responsabilizam pelos primeiros cuidados veterinários (desde limpeza até castração e cirurgias, passando por vermifugação e vacinação) e dão abrigo, amor, carinho e alimentação para que posteriormente estes animais possam ser encaminhados à adoção. Infelizmente, o grupo ainda não possui um abrigo para os animais que, por enquanto, são “hospedados” nas casas dos voluntários ou em hotéis para animais – estes pagos com verba de doações – até que sejam adotados.

Amigo NÃO se compra, ADOTE essa ideia.

Contatos:

Paula-99449773
Paula G-88635388 /3224-2263
Ana Luiza-99823800
Laryssa-97418311
Ludmila-98961156
Jamily-81617815/30847484