O grupo Patinhas Carentes existe há mais de dois anos.
Tudo começou quando a universitária Paula Kuhnert sensibilizada com a situação de alguns animais abandonados no campus da Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória (ES), começou a alimentá-los.
Depois de algum tempo, Paula começou a perceber a realidade e se preocupou com outros problemas: os cães e gatos que ali eram abandonados não só precisavam de alimentação, como também de outros cuidados.
Os animais precisavam ser resgatados pois ali, na UFES, eles representavam não somente a proliferação de doenças e infestação de parasitas diversos, como também estavam a mercê de maus tratos e crueldade.
O Patinhas Carentes começou então a se formar. Ludmila Reinholz e Priscila Siqueira se uniram a Paula e juntas, começaram a resgatar cães e gatos na Grande Vitória, levando-os ao CCZ (Centro de Controle de Zoonozes), para que lá recebessem os primeiros cuidados. Ao serem liberados dos cuidados veterinários, os animais eram levados para possíveis adoções pessoas previamente entrevistadas e aprovadas pelo grupo.
O Patinhas Carentes começou a recrutar voluntários através de vários meios de comunicação. A primeira providência foi criar uma comunidade virtual na Internet, visando divulgar os resgates cães e gatos achados nas ruas e suas necessidades mais urgentes (consultas médicas, remédios, vacinas, alimentos e outros).
Rapidamente, o grupo ganhou novos membros e voluntários e passou a divulgar todas as ações que promoviam em prol dos animais.
O tempo passou e as fundadoras do grupo e seus colaboradores começaram a oferecer suas próprias casas como lar provisório aos animais resgatados.
O Patinhas Carentes se uniu a SOPAES (Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo) e conseguiu credibilidade para conseguir doações importantes de vários Pet Shops e clínicas veterinárias na Grande Vitória e de grandes empresas como a Pedigree.
Hoje, o Patinhas Carentes é formado por nove organizadoras (as universitárias Paula Kuhnert, Ana Luiza Ferreira, Priscila Siqueira, Jamily Majevski, Ludmila Reinholz, Taíse Rodrigues, Paula Gadioli, Laryssa Metzker e a veterinária Alessandra Ceccato) e conta com a ajuda de dezenas de voluntários e colaboradores, que uniram a paixão por animais e a vontade de mudar um pouquinho o mundo.
As meninas do grupo já ajudaram até agora em torno de 350 animais, mas este número está muito longe do ideal.
O trabalho no Patinhas Carentes é de caráter voluntário. Os membros do grupo resgatam alguns animais das ruas e de casas onde são mau tratados, se responsabilizam pelos primeiros cuidados veterinários (desde limpeza até castração e cirurgias, passando por vermifugação e vacinação) e dão abrigo, amor, carinho e alimentação para que posteriormente estes animais possam ser encaminhados à adoção. Infelizmente, o grupo ainda não possui um abrigo para os animais que, por enquanto, são hospedados nas casas dos voluntários ou em hotéis para animais estes pagos com verba de doações até que sejam adotados.
Amigo NÃO se compra, ADOTE essa ideia.
Contatos:
Paula-99449773
Paula G-88635388 /3224-2263
Ana Luiza-99823800
Laryssa-97418311
Ludmila-98961156
Jamily-81617815/30847484