O PodNatureza desta semana trouxe um episódio para lá de especial! Yhuri Nóbrega recebeu três convidados ilustres: Thatiane Corona Borlini e Eduardo Morango, fundadores do Hospital Veterinário Silvestres — o primeiro e único hospital especializado em animais silvestres e pets exóticos do Brasil — e o grande astro da vez, Júlio César, um jabuti-piranga, que é o mascote da instituição.
O bate-papo descontraído abordou a popularização dos pets silvestres e exóticos nas famílias brasileiras, o impacto positivo do hospital capixaba e as responsabilidades de se ter um animal diferente em casa.
“Hoje, as aves já superam os gatos em número nas casas brasileiras”, contou Tati, que também é bióloga e mestre em ecologia de ecossistemas. Além das aves, peixes, coelhos, porquinhos-da-índia e até mini cabras e mini porcos estão conquistando espaço nos lares.
Ter um pet exótico exige atenção especial
Segundo os veterinários, o cuidado com silvestres e exóticos deve ser ainda maior do que com cães e gatos. Esses animais demoram mais a demonstrar sintomas de doenças, por isso, o check-up veterinário anual é essencial para manter a saúde em dia.
Além disso, cada espécie precisa de um ambiente adequado em casa — com equipamentos como lâmpadas UVA/UVB, pedras aquecidas e alimentação específica.
“Antes de ter um animal diferente, o ideal é buscar orientação de um médico veterinário especializado”, reforça Morango, como Eduardo é conhecido.
Outro alerta importante do episódio foi sobre a origem dos animais. Comprar de criatórios e lojas autorizadas é essencial para combater o tráfico de animais silvestres e reduzir o risco de doenças (zoonoses). Todo animal deve ter nota fiscal e certificado de origem — só assim é possível garantir que ele é legalizado.
🎧 Assista agora ao episódio completo no canal do YouTube Folha Vitória no YouTube e inspire-se com essas histórias que conectam arte, ciência e conservação!