Pet

Dicas de Veterinário: Protocolo de vacinação de cães

A vermifugação e a vacinação são os cuidados mais importantes que o proprietário deve ter assim que adquire um animal de estimação.

A vermifugação deve ser iniciada quando o animal completar 30 dias de vida, administrando-se a primeira dose (de acordo com o peso) e fazendo a repetição após 15 dias. Lembrando que a vermifugação deve ser repetida a cada 4 meses quando o animal ainda é filhote e a cada 6 meses quando for adulto.

Após a vermifugação o animal poderá iniciar o protocolo de vacinação com a vacina V8 ou V10, desde que esteja saudável, sem febre ou diarréia.

A vacina óctupla ou déctupla protegerá o cãozinho contra doenças graves como cinomose, parvovirose, leptospirose, coronavirose, hepatite, parainfluenza e rotavírus.

A partir de 45 dias 1ª dose V10
21 dias após 1ª dose 2ª dose V10
21 dias após 2ª dose 3ª dose V10
A partir de 4 meses Anti-rábica

Somente 30 dias após a última dose da vacina V8 ou V10 o filhote estará protegido, podendo passear na rua e ter contato com outros animais.

Nunca esquecendo de fazer o reforço anual da vacina durante toda sua vida, pois animais adultos que estejam com a vacina atrasada podem ser contaminados.

Se o animal foi adotado ou não se sabe o histórico de vacinação deverão ser feitas 2 doses da vacina V8 ou V 10 com intervalo de 21 dias, e depois o reforço anual.

A vacina de raiva deve ser feita a partir dos 4 meses e também deve ser repetida anualmente.

Dra. Manoela Alves Faiçal
CRMV – ES 842