Polícia

29 pessoas foram presas em setembro na Grande São Pedro

Durante as operações da Polícia Militar, 20 armas também foram apreendidas nos 11 bairros que compõem a região

Foto: Reprodução TV Vitória

Quase 30 suspeitos foram presos em setembro durante operações policiais na região da Grande São Pedro, em Vitória. Além disso, de acordo com a Polícia Militar, 20 armas também foram apreendidas. 

A região tem sofrido uma onda de violência. Nesta semana, a Escola Municipal Neusa Nunes Gonçalves, que fica no bairro Nova Palestina, teve as aulas presenciais suspensas por dois dias. Os ônibus também deixaram de circular em algumas partes da região. 

As aulas presenciais retornaram, nesta quinta-feira (30), com a presença de viaturas da Guarda Municipal e da Polícia Militar na porta da escola.

Já a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo, informou que os ônibus da linha 010, por motivo de segurança, continuam parando cerca de 400 metros antes do ponto final.

LEIA TAMBÉM: Novo confronto em Nova Palestina deixa moradores assustados e reféns do crime

Esses são apenas alguns dos impactos sofridos pela população devido a insegurança. No último domingo (26), o esquadrão antibombas foi acionado para detonar um explosivo no local. Segundo a polícia, criminosos também incendiaram uma residência no bairro. 

Também no domingo, duas crianças e um homem foram baleados no bairro São José. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada de segunda-feira (27). 

Um menino de 10 anos foi atingido de raspão e já teve alta. Uma menina de 4 anos teve o intestino atingido por uma bala e precisou passar por uma cirurgia.  

LEIA TAMBÉM: Após ser intubada e passar por cirurgia, criança baleada durante tiroteio “reage bem”, diz avó

Além disso, um incêndio em uma residência em Nova Palestina foi provocado por criminosos. Armas e drogas também foram apreendidos na região.

Em resposta à criminalidade na região da Grande São Pedro, a Polícia Militar iniciou mais uma etapa da Operação Sentinela, integrada à Operação Ostensividade. 

Durante o mês de setembro, 29 pessoas foram presas e 20 armas apreendidas em mais de 380 operações policiais realizadas nos 11 bairros que compõem a Grande São Pedro. 

O objetivo, segundo o comandante-geral da PM, Douglas Caus, é combater o tráfico de drogas e evitar homicídios. 

“O tráfico não tem endereço certo. Se tivesse, o trabalho seria mais fácil. Ele migra para dificultar o trabalho da Polícia Militar. Mas nós também trabalhamos com ferramentas e analistas para que nós possamos nos antecipar aos delitos e para que possamos detectar onde está sendo feito o tráfico”, explicou. 

Na Rodovia Serafim Derenzi, a polícia montou uma blitz para abordar carros e motos. A ação pretende localizar veículos com restrição de furto e roubo e pessoas com mandados de prisão em aberto. 

O comandante-geral da PM destacou que a ordem é pressionar a criminalidade.

“Para os bandidos que enfrentam a polícia ou amedrontam a sociedade, a orientação é usar a ‘mão pesada’. A ‘mão pesada’, diga-se de passagem, é nossa preparação e nossos recursos operacionais, que serão usados para prender esses indivíduos”, destacou. 

*Com informações da repórter Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/Record TV.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.