A Secretaria da Fazenda (Sefaz) aprendeu em Pontal do Ipiranga, no litoral de Linhares, 550 fardos de cerveja em lata. A bebida estava sem nota fiscal e foi levada por auditores fiscais durante uma operação contra a venda irregular de mercadorias nesta época do ano.
As 6.600 latas de cerveja foram encontradas em um bar de Pontal do Ipiranga. Segundo a Sefaz, o dono não apresentou a documentação fiscal de compra do produto. Prática comum para fugir dos impostos e, assim, conseguir mercadorias mais baratas. O caso aconteceu na semana passada, mas só foi divulgado pela secretaria nessa segunda-feira (7). O dono do material foi multado, mas a Sefaz não informou o valor.
Essa apreensão fez parte da Operação Verão da Secretaria da Fazenda. Até o final da estação, auditores fiscais vão percorrer o litoral capixaba para verificar o transporte e a comercialização irregular de mercadorias, além da regularidade de estabelecimentos.
O gerente fiscal da Sefaz, Bruno Aguilar, explica que, nessa época do ano, recebe muitas denúncias de irregularidades no comércio do litoral, principalmente na venda de cerveja, tanto em feiras quanto em quiosques. “Na maioria das vezes, o produto entra no Espírito Santo sem documento fiscal ou com documento fiscal inidôneo, portanto, sem o recolhimento do ICMS. Sonegando tributos e prejudicando os contribuintes que atuam de forma regular”, destacou.