O homem acusado de esfaquear dois jovens dentro de um ônibus do sistema Transcol, no Terminal de Vila Velha, recebeu alta na manhã desta sexta-feira (13). José Carlos Rodrigues, de 46 anos, estava internado no Hospital São Lucas desde o dia 4 de fevereiro, quando foi agredido por pessoas que presenciaram o crime.
De acordo com a polícia, Jhony Lima Fernandes morreu no local, e Saulo Ferreira Tavares chegou a ser socorrido, mas veio a óbito ao dar entrada no hospital. Segundo a Polícia Civil, o inquérito foi encerrado e encaminhado ao Ministério Público.
Veja as imagens do momento do crime!
Segundo a ex-mulher de José Carlos, ele estava sofrendo distúrbios psiquiátricos. Ela disse que ele passou por um trauma muito grande no final do ano passado, o que pode ter desencadeado os surtos psicóticos: ele foi assaltado e ameaçado de morte pelo bandido.
Pai de três filhos e avô de um menino de dois anos, José Carlos ficou sedado sob escolta policial, e o estado de saúde dele era grave, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Ainda de acordo com a ex-mulher, ele trabalhava como pedreiro e sempre teve um ótimo relacionamento com a família.
O crime
Jhony e Saulo foram esfaqueados dentro do ônibus do Transcol, no momento em que o coletivo entrava no Terminal de Vila Velha. De acordo com testemunhas, o acusado golpeou as vítimas sem motivo aparente. Jhony morreu no local e Saulo chegou a ser encaminhado para o Hospital Antônio Bezerra de Farias, mas morreu ao dar entrada na unidade.
Após esfaquear os jovens, José Carlos Rodrigues foi agredido com socos, chutes e pisões, por passageiros do terminal. Em seguida, ele foi levado para o Hospital São Lucas, onde permanece internado sob escolta policial.
Enterro
Amigos e parentes do jovem Saulo Tavares, de 24 anos, estiveram no auditório da Igreja em Vitória, em Santa Luiza, para prestar solidariedade aos familiares. O local foi o escolhido pela família para o velório do jovem. Próximo ao caixão estavam quadros que foram pintados pelo estudante. Ele cursava artes visuais na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O corpo foi enterrado no Cemitério Parque da Paz.
O outro jovem, Jhony Lima Fernandes, de 19 anos, que também foi ferido no mesmo coletivo, foi velado na casa onde morava com a família, no bairro Vista da Serra. O local e o horário do sepultamento dele não foram divulgados.
Protesto
Mais de 50 pessoas se reuniram na tarde do dia 23 de fevereiro, em Vila Velha, para uma manifestação no Terminal de Vila Velha, que lembrou a morte dos dois jovens esfaqueados no local. O evento foi chamado de Sociedade em Paz, e foi organizado pelo estudante de teologia Rodolfo Rodrigues, de 29 anos, seminarista e amigo de Saulo Tavares.
Os manifestantes vestidos de branco circularam dentro do terminal panfletando e conversando com as pessoas. Em uma rede social, mais de 220 pessoas confirmaram a presença.