Polícia

Adolescente é apreendido suspeito de envolvimento em morte de criança de 5 anos

O crime aconteceu em 20 de junho de 2021 no bairro Zumbi dos Palmares, em Vila Velha. O menino Jhonatan dos Santos foi baleado na cabeça enquanto brincava na calçada

Foto: Reprodução TV Vitória
Rua no bairro Zumbi dos Palmares, em Vila Velha, onde Jhonatan dos Santos, criança de cinco anos, foi atingida por bala perdida em junho deste ano

Um adolescente de 16 anos, suspeito de envolvimento na morte do menino Jhonatan Pereira dos Santos, de cinco anos, no bairro Zumbi dos Palmares, em Vila Velha, foi apreendido pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES).

O crime aconteceu em de junho deste ano durante um confronto de grupos rivais em Zumbi dos Palmares. A criança foi atingida na cabeça enquanto brincava na calçada. Além de Jhonatan, um homem foi morto e uma mulher foi ferida no dia do crime.

O adolescente tinha mandado de busca e apreensão em aberto, correspondente ao mandado de prisão para adultos, e foi localizado durante diligências da Departamento de Homicídio de Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, na região da Grande Santa Rita, na tarde dessa quinta-feira (04). Ele foi encontrado na rua e não resistiu à ação policial.

Leia também: Polícia prende suspeito de participar de tiroteio que atingiu menino de 5 anos em Vila Velha

“Nossas investigações apontam que o adolescente integra um grupo criminoso que atua no tráfico de drogas na região da Grande Santa Rita. Ele é apontado como autor de vários atos infracionais análogos aos crimes de homicídio e homicídio tentado, incluindo o que vitimou a criança”, explicou o titular da Delegacia Especializada de Homicídios Consumados de Vila Velha, delegado Alan de Andrade.

Após os procedimentos de praxe, o adolescente foi encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase). Essa é a segunda prisão relacionada ao crime. 

No dia 25 de junho, um suspeito de 20 anos foi preso no bairro Santa Rita, em Vila Velha, em cumprimento ao mandado de prisão temporária. O Inquérito Policial foi concluído e remetido à Justiça.

Entenda o caso

A polícia informou que o caso aconteceu após criminosos do bairro Primeiro de Maio realizarem um ataque contra um grupo rival de Zumbi dos Palmares. Os conflitos nessas regiões são constantes por causa da disputa pelo tráfico de drogas.

A criança de 5 anos morreu após ficar internada ao ser baleada na cabeça durante um tiroteio entre criminosos. A informação foi confirmada pela família do menino.

“A criança não estava reagindo em nada. Vários testes foram feitos hoje pela manhã. A mãe ficou com ele a noite toda esperando uma resposta positiva dos médicos, mas nada. Por volta de 16h30 recebi a notícia de que ele tinha morrido”, contou um familiar que preferiu não se identificar.

Jhonatan Pereira dos Santos, que era filho único, completaria 6 anos no dia 30 de junho. Ele ficou internado, passou por cirurgias e sofreu cinco paradas cardíacas.

A criança estava brincando em uma calçada quando foi atingida no bairro Zumbi dos Palmares, em Vila Velha. Ele foi internado no Hospital Infantil de Vitória.

Uma mulher também acabou ferida durante o tiroteio no bairro. Ao todo, três pessoas foram atingidas pelos disparos durante o que, segundo polícia, teria sido um confronto entre criminosos. 

Um jovem de 18 anos, identificado como Tcharles da Vitória Santos também foi baleado enquanto tentava fugir dos suspeitos. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local do crime.

Leia mais:

>> Homem morre e mulher e criança são baleadas em tiroteio em Vila Velha

>> Criança baleada na cabeça em Vila Velha tem cinco paradas cardíacas após cirurgia