Polícia

Adolescente tenta pular roleta e acaba esfaqueado por cobrador, na Serra

Um adolescente, com passagens pela Polícia, tentou pular a roleta de um coletivo. Ele disse que estava armado, mas o cobrador que estava com uma faca de pão, reagiu e esfaqueou o jovem

Adolescente tenta pular roleta e acaba esfaqueado por cobrador, na Serra
O adolescente esfaqueado pelo cobrador foi encaminhado para o hospital Jayme Santos Neves Foto: Divulgação/Governo

Um adolescente, com passagem na polícia por roubo e agressão, tentou pular a roleta de um ônibus do Transcol lotado no início da noite desta quinta-feira (9). O cobrador tentou impedir e acabou esfaqueando o jovem de 15 anos com um facão. 

Com medo de represálias, o cobrador não quis se identificar. Ele conta como tudo aconteceu. “Eu nunca fui agressivo, sempre fui trabalhador. Chegar à um extremo desses é porque mexeu muito com nosso psicológico. Eles não abaixaram o som, eu voltei para minha cadeira e fiquei quieto. Quando o ônibus estava chegando no terminal de Carapina, os indivíduos tiraram o celular do bolso, tiraram uma foto minha e me ameaçaram de morte. Eles me apontaram o dedo e falaram que iriam me matar”, relata.

Após ser esfaqueado, o menor foi levado para o hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra. No momento do crime, o coletivo estava cheio de passageiros e houve tumulto e gritaria. 

A agressão aconteceu na linha 504 do Transcol, que faz o percurso Terminal de Jacaraípe ao Terminal Itacibá. Mas a discussão teve início na última terça-feira (07), quando o adolescente e um amigo pularam a roleta e sentaram nos últimos bancos do coletivo ouvindo músicas sem fones de ouvido.

O trocador, de 22 anos, disse que na ocasião solicitou que desligasse o som, mas os rapazes não atenderam ao pedido e ameaçaram o trocador. “Fiquei com medo, não trabalhei no dia seguinte e hoje (09) vim trabalhar com o facão para me defender”, afirmou o profissional. 

O adolescente confessou que ameaçou o cobrador. Ele tem passagens pela Justiça por roubo a mão armada e agressão e seguia para um curso do programa Liberdade Assistida, da prefeitura da Serra. Para frequentar as aulas, o rapaz recebe vale-transporte, mas mesmo assim, optou por pular a roleta. O menor reconheceu que a atitude não é correta. 

De acordo com o cabo Porto, da Polícia Militar, na delegacia o menor continuou fazendo ameaças ao cobrador. “Lá dentro ele continuou com as ameaças. Ele, perante aos amigos apreendidos, falou que quando sair vai matar o cobrador ou qualquer cobrador que seja, porque ele quer vingar a vergonha que está passando”, disse. 

Medo da violência

Um motorista da linha 616 do Transcol, que faz o trajeto entre o Terminal de Itaparica a Morada da Barra em Vila Velha, já perdeu as contas de quantas vezes foi ameaçado por bandidos. Mas a última ameaça aconteceu nesta terça-feira (07), quando traficantes o ameaçaram de morte quando passava pela região de Barramares.

Ele relembra que mesmo depois da greve de ônibus do dia 30 de setembro, quando os rodoviários pediram mais segurança nos coletivos, a situação não mudou. A paralisação aconteceu após o atentado contra o motorista do Transcol Giovani Oliveira que foi baleado no dia 27 de setembro quando se preparava para sair com o ônibus, em Viana. Ainda segundo o antigo motorista da linha 616, o policiamento dentro dos coletivos que foi prometido pelo secretário de Segurança André Garcia não está sendo feito.

Por meio de nota, a Polícia Militar disse que tem reforçado a segurança dentro de coletivos há uma semana. Afirma, ainda, que está fazendo abordagens que resultam em pessoas detidas, apreensão de drogas e armas.