Os presídios do estado estão superlotados de detentos e vazios de agentes penitenciários. Essa é a reclamação do sindicato após 15 internos fugiram da Penitenciária Semiaberta em Cariacica, no Espírito Santo.
No local há um terreno cheio de mato e lixo. Já dentro dos alojamentos, há 465 pessoas. São 250 vagas e quase o dobro de presos. O regime da penitenciaria é o semiaberto, mas nem todos os presos têm autorização para sair. O grupo que fugiu era composto por 15 presos que não podiam sair.
De acordo com um agente penitenciário que não quis se identificar, os detentos fizeram um buraco em cada cela, interligando-as até chegar a um pátio na parte de trás do presídio. Segundo o agente, esse ponto não possui vigilância.
Na hora da fuga apenas oito agentes estavam de plantão. Foi o próprio Sindicato dos Agentes Penitenciários que contou como tudo aconteceu. Ainda de acordo com o sindicato, apenas um dos quinze que fugiram foi recapturado.
“Está grave conviver diariamente com a superlotação. O número de inspetores penitenciários não acompanha o número de presos. Está muito abaixo do recomendado”, explicou Sóstenes Araújo, Presidente do Sindicato dos Inspetores Penitenciários do Estado.
Em todo o Espírito Santo são 35 presídios, 18 deles ficam na Grande Vitória. Eles abrigam quase 20 mil presos. Na outra ponta estão os agentes penitenciários. São 1.900 efetivos. Contando com os temporários, esse número passa para 3.200 agentes. São 58 presos por agente. O recomendado são cinco presos para cada agente. “A cadeia é um ambiente muito imprevisível e hoje a gente tem segurado as unidades do Estado na unha”, disse Araújo.
O último levantamento do Conselho Nacional de Justiça apontou que o Espírito Santo tem um déficit de 2.679 vagas. Mostra ainda que 43% dos presos que estão nas penitenciarias do Estado, ainda não foram julgados.
A Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) informou, por meio de nota, que as circunstâncias da fuga estão sendo apuradas com rigor. O fato foi comunicado ao Ministério Público Estadual. Até o momento apenas um detento foi recapturado. As buscas dos foragidos estão sendo feita pela Polícia Militar. Qualquer informação deve ser feita pelo disque-denúncia no telefone 181.
Sobre o número de inspetores, a Secretaria disse que “para atender a demanda do sistema prisional, que é crescente, em 2016 concluiu a nomeação de todos os candidatos do cadastro de reserva do último concurso público, realizado em 2012, nomeando 276 inspetores. Além disso, abriu um processo seletivo em setembro de 2016 para a contratação de inspetores em Designação Temporária”. Até o momento, foram contratados 200 servidores desse processo seletivo.