Polícia

Após assalto a loja de grife, comerciantes cobram maior segurança em bairro nobre de Vitória

De acordo com os comerciantes da região, a Patrulha da Comunidade e a cavalaria da Polícia Militar estão presentes no bairro, mas os criminosos acabam voltando para as ruas

Após assalto a loja de grife, comerciantes cobram maior segurança em bairro nobre de Vitória
Região da Praia do Canto é alvo de arrombamentos Foto: TV Vitória

Um dia após mais um assalto a uma loja de roupas de grife, moradores e comerciantes do bairro Praia do Canto, em Vitória, cobram soluções para a crescente insegurança na região.

De acordo com o presidente da Associação de Comerciantes, Carlos Eduardo Sardemberg, ao contrário dos assaltos à mão armada, que não acontecem com tanta freqüência, os arrombamentos são constantes no bairro. “Nosso problema é de madrugada, que são os arrombamentos praticados, na grande maioria, por usuários de drogas. É um período que tem menos pessoas na rua, diminuição do patrulhamento da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Eles começam a vir, não só de dentro do bairro, como do entorno”, afirma.

Para Leidyane Thompsom, gerente de uma loja de roupas, a tecnologia pode ser uma aliada no combate a esse tipo de crime. Ela conta que no estabelecimento onde trabalha, foram instaladas câmeras e um novo sistema de alarme. “A loja está renovando a parte de alarmes, câmeras, investindo bem em cima disso, para termos uma segurança maior. A gente sente necessidade até por causa desse arrombamento que aconteceu”, conta.

De acordo com os comerciantes da região, a Patrulha da Comunidade e a cavalaria da Polícia Militar estão presentes no bairro, mas os criminosos que são presos acabam voltando para as ruas. 

Segundo o presidente da Associação de Moradores, Marcio Esteves, a “brecha” na lei faz com que a população fique refém desses criminosos. “A gente observa que o maior número de crimes é cometido exatamente por menores. Infelizmente, a polícia prende e a justiça solta”, disse.
 
Resposta da Sesp

Em nota, a Secretária Estadual de Segurança Pública (Sesp) informou que a região conta com policiamento ostensivo diário e que, desde agosto, o bairro conta com reforço da Patrulha da Comunidade, projeto que visa a diminuição dos crimes contra o patrimônio.

Segundo a Polícia Militar, reuniões mensais com moradores e comerciantes da Praia do Canto são realizadas, com o objetivo de discutir as ações de policiamento na região. A 3ª Companhia do 8ª Batalhão está disponível pelo telefone 3235-8154. Em casos de ocorrência ou suspeita de crime, a população deve acionar imediatamente o Ciodes (190) ou o Disque-Denúncia 181.