Em menos de uma semana, três assaltos foram registrados na região do bairro Ibes, em Vila Velha, onde há grande movimentação de pessoas e um comércio agitado. Diante do aumento da insegurança, os moradores pedem ajuda e reforço no policiamento.
No início desse mês, um assalto a três adolescentes foi flagrado por uma câmera de videomonitoramento de estabelecimentos do bairro. Além do prejuízo material, as vítimas ainda foram ameaçadas.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Já na última segunda-feira (5), uma professora teve o carro roubado na porta de uma Escola Municipal ás 7h da manhã.
“Uma pessoa chegou por trás de mim mas, eu não sabia da onde que tinha vindo. Eu cumprimentei com um ‘bom dia’, pois pensei que seria algum pai de aluno. De forma surpreendente, o homem logo anunciou o assalto, pediu para que eu afastar e que entregar a chave do carro”, desabafou a vítima.
Também na semana passada, um motorista de aplicativo foi baleado durante um assalto no bairro.
Tiago Teixeira, líder comunitário, afirma que os casos de arrombamentos e assaltos estão aumentando cada dia mais.
“Uma coisa que não era comum aqui na região são as invasões às residências. Porém, de uns tempos para cá, estão acontecendo de forma frequente”, disse.
O líder comunitário ainda afirma que há a presença de viaturas da Guarda Municipal e da Polícia Civil no bairro, contudo, a presença da Polícia Militar é mais rara, segundo ele.
“A gente sente falta da Polícia Militar aqui na região. `Às vezes, a população possui informações que podem ajudar em uma estratégia para trazer uma segurança para os moradores, mas o diálogo não existe. Temos essa dificuldade”, complementa.
O 4° Batalhão da Polícia Militar, que é responsável pelo policiamento da maioria dos bairros do município de Vila Velha, fica no Ibes. O comandante da Unidade, capitão Sauer, afirma que o policiamento é realizado.
“Nós temos viaturas funcionando durante todo o dia e há também a patrulha da comunidade. O Batalhão está à disposição para atender as demandas da população. Além disso, a colaboração dos moradores é fundamental para ajudar o trabalho da nossa equipe já que há coisas que só os moradores sabem e veem”, explicou o comandante.
A população pode denunciar através do Disque-Denúncia (181) qualquer tipo de irregularidade, ilegalidade ou repassar informações que ajudem as polícias na investigações dos casos.
A ligação é gratuita e pode ser realizada em qualquer município do Estado
*Com informações do repórter Lucas Melo, da TV Vitória/Record TV