Polícia

Após furtos, policiais farão a segurança patrimonial das delegacias do Espírito Santo

De acordo com a Sesp, a determinação é da chefe da Polícia Civil no Espírito Santo, delegada Gracimeri Gaviorno, e começou a ser cumprida nesta terça-feira

Após furtos, policiais farão a segurança patrimonial das delegacias do Espírito Santo
Somente a Delegacia da Mulher de Vitória foi arrombada duas vezes em menos de 10 dias Foto: TV Vitória

As delegacias do Espírito Santo deverão contar com pelo menos um policial para fazer a segurança patrimonial do local durante a madrugada. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), a determinação é da chefe da Polícia Civil no Espírito Santo, delegada Gracimeri Gaviorno, e começou a ser cumprida nesta terça-feira (10).

A Sesp, no entanto, informou que os horários em que essa vigilância será feita e a quantidade de policiais que atuarão em cada unidade policial não serão divulgados, a princípio, por questões estratégicas. 

O secretário de Segurança Pública, André Garcia, ressaltou que essa determinação ainda poderá ser reavaliada. “Vamos fazer tudo o que for necessário para melhorar a segurança nas delegacias e batalhões da Polícia Militar”, destacou o secretário. 

Arrombamentos

Em apenas 11 dias, foram registrados seis casos de arrombamentos a unidades policiais no Espírito Santo. Dessas ocorrências, quatro foram em delegacias. Somente a Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher (Deam) de Vitória foi alvo dos bandidos duas vezes.

Na segunda-feira (8), o alvo foi a Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), também na capital. Durante a madrugada, três armas de uso restrito da polícia e coletes à prova de bala foram levados. No dia 2 deste mês, três revólveres calibre 38 e uma submetralhadora foram levados da Delegacia de Goiabeiras, em Vitória. 

No dia 31 de maio, a invasão aconteceu a uma unidade da Polícia Militar. Na ocasião, 14 pistolas foram roubadas de dentro do 6º Batalhão, na Serra. Um dia antes, um homem tentou furtar uma televisão da sede do Batalhão da PM de São Mateus, no norte do Estado. 

Cinco pessoas, entre elas dois adolescentes, foram detidas e apresentadas pela polícia nesta terça-feira. Um policial militar também foi detido, suspeito de participação no arrombamento da DPCA. Com ele foi encontrada uma metralhadora furtada na unidade.

A polícia encontrou ainda parte dos materiais furtados em um terreno localizado no Morro do Cruzamento, em Vitória. As investigações levaram a polícia a um matagal, no alto do morro, onde os bandidos esconderam munições de calibres 12 e ponto 40. Uniformes e coletes da Polícia Civil, equipamentos eletrônicos, celulares e um simulacro de pistola, roubados da DPCA, além de uma escopeta calibre 12, de fabricação caseira, também foram apreendidos durante as buscas.