Polícia

Saiba como está a situação em bairros de Vitória após os confrontos desta semana

Andorinhas, Nova Palestina e Morro do Quadro registraram tiroteios entre terça e quarta, o que aumentou o clima de insegurança entre os moradores

Foto: Wasley Leite / TV Vitória

Um dia após confrontos e tiroteios deixarem os moradores de bairros de Vitória assustados, linhas de ônibus e uma escola ainda estão com funcionamento alterado por questões de segurança.

Na região do Morro do Quadro, as linhas de ônibus não estão circulando. Na manhã desta quinta-feira (16), os coletivos chegaram a retomar seus itinerários após os protestos e a interrupção da quarta-feira (15). No entanto, ainda durante a manhã desta quinta, a circulação foi novamente interrompida.  

De acordo com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES), as linhas de ônibus que operam na região estão indo até as imediações do Sambão do Povo. O itinerário deve ser normalizado quando a situação se tranquilizar no bairro. 

O Centro Municipal de Educação Infantil Odila Simões, que fica no Morro do Quadro, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Mauro Braga, que fica no bairro vizinho, voltaram a receber os alunos para aulas presenciais nesta quinta. Na quarta-feira, os alunos tiveram aulas remotas.

No bairro Andorinhas, os estudantes da Emef Izaura Marques estão sendo atendidos pelo ensino remoto emergencial. Na terça-feira (14), a janela de uma das salas de aula da escola foi atingida por uma bala perdida. Por sorte, ninguém ficou ferido. 

Nesta quarta, uma granada de fabricação caseira foi deixada próximo à escola. Uma equipe do Esquadrão Antibombas da Polícia Militar esteve no local, retirou e detonou o artefato. 

LEIA TAMBÉM: Veja vídeo do momento que esquadrão antibombas retira e detona granada em Andorinhas

Segundo moradores do bairro, nesta quinta, as ruas ficaram praticamente desertas. Quem vive na região reclama que falta policiamento. Na noite de quarta, um grupo fez uma manifestação para pedir mais segurança para o bairro.

A Secretaria de Saúde da capital informou que o atendimento nas unidades de saúde do Morro do Quadro e Andorinhas segue normalmente nesta quinta-feira. Na quarta, o posto de saúde que atende o Morro do Quadro foi fechado.

De terça para quarta-feira também foram registrados tiroteios no bairro Nova Palestina. Moradores relataram que várias pessoas chegaram no bairro dirigindo motos e fizeram os disparos. Os policiais perseguiram os suspeitos, que atiraram contra os militares e conseguiram fugir.

De acordo com a prefeitura da capital, a Guarda Municipal tem realizado patrulhamento preventivo nessas regiões. Agentes da Guarda também fazem o patrulhamento escolar nas unidades de ensino e dá apoio aos profissionais das escolas e estudantes nos horários de entrada e saída das aulas.

Nenhum disparo de arma de fogo nos bairros Andorinhas, Nova Palestina e Morro do Quadro foi registrado pela Polícia Militar até o final da tarde desta quinta-feira. O policiamento, de acordo com a PM, segue reforçado.

Polícia realiza operação em bairros de Vitória

Devido aos constantes registros de disparos de arma de fogo e confrontos, a Polícia Militar realiza na tarde desta quinta-feira (16) uma operação de saturação nos bairros da Grande São Pedro, incluindo Nova Palestina e Resistência. 

O policiamento também foi reforçado nos bairros Andorinhas e Itararé. Os detalhes sobre a operação serão divulgados durante a noite. 

LEIA TAMBÉM:

>> Tiroteios, morte e confronto com a PM aumentam sensação de insegurança em Vitória

>> Educação na mira da criminalidade: confrontos deixam alunos e professores com medo

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.