Polícia

Após mudar tatuagem, homem mais procurado da Serra é preso durante operação

Em um dos crimes, Vinícius Leal dos Santos, de 24 anos, teria atirado contra um rapaz próximo a uma criança de um ano e oito meses

Foto: Divulgação/Sesp

Homicídios, roubo e tráfico, são alguns dos crimes de Vinícius Leal dos Santos, de 24 anos, definido pela polícia como o criminoso mais procurado da Serra e extremamente perigoso no mundo do crime. Na tentativa de se esconder, Vinícius teria feito outra tatuagem no rosto para disfarçar o antigo desenho.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A informação da prisão foi confirmada durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (09). 

“Vinícius é um indivíduo de alta periculosidade, é extremamente frio nos crimes em que ele pratica, causava temor à população e figurava na lista dos mais procurados da Serra no ano de 2023”, relatou o titular da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori.

LEIA TAMBÉM: Homem é preso após invadir casa, morder e bater na ex em Cariacica

O jovem foi preso em uma casa no bairro Praia de Capuba, situada na Grande Jacaraípe, na Serra, após um trabalho intenso que envolveu até mesmo uma campana com policiais.

“Tivemos certeza que ele estava na residência após uma campana, fizemos um cerco na casa e logramos êxito na prisão dele e ele não ofereceu qualquer tipo de resistência.”

A polícia já estava atrás do criminoso desde dezembro e além do criminoso, o delegado afirmou que também foi apreendido um revólver calibre 38 com seis munições com o mesmo calibre que, segundo a polícia, costumava ser utilizado nos crimes de roubo praticado na Serra.

Foto: Divulgação/Sesp

Criminoso fez nova tatuagem para se disfarçar

Na tentativa de se disfarçar após ter suas imagens divulgadas pela polícia, Vinícius Leal fez uma nota tatuagem por cima da arte original. Porém, a mudança não alterou o trabalho da polícia, que já conhecia o rapaz.

“O que nos chama a atenção é que uma foto divulgada mostra duas tatuagens no rosto dele, uma cruz e lágrimas, e após a divulgação da foto, verificamos que no dia da prisão ele fez outra tatuagem para tentar cobrir a tatuagem que ele tinha na divulgação da foto”, afirmou Sandi Mori durante a coletiva.

LEIA TAMBÉM: Adolescente é socorrido pela mãe após ser baleado, mas morre em PA de Cariacica

Contra Vinícius havia dois mandados de prisão, sendo um por crime de tentativa de homicídio no dia 13 de abril de 2022 no bairro Diamantina, na Serra, e outro por roubo. 

Além disso, ele também foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo com numeração raspada.

Vinícius atacou vítima perto de criança na Serra

O caso em questão, em que o delegado se refere, começou quando criminosos no bairro Diamantina foram até o quarto andar de uma casa. 

No local, o grupo questionou um casal sobre quem seria o proprietário de uma moto estacionada em frente a casa, mas ao terem certeza que o seu alvo estaria no andar debaixo, Vinícius com outro criminoso desceu e foi em direção à vítima que estava no terceiro andar.

LEIA TAMBÉM: Mulher é presa transportando drogas em rodoviária da Serra

No local, Vinício entrou no quarto da vítima e se deparou com a mulher da vítima deitada na cama e a vítima deitada no chão ao lado de uma criança de 1 ano e 8 meses. 

A vítima se levantou e, ao ver que iria morrer, entrou em luta corporal com Vinícius e foi atingido por dois disparos de arma de fogo, um no lado direito da lombar e outro no rosto próximo à orelha esquerda. A vítima foi socorrida para o hospital, ficou 30 dias em estado grave, mas sobreviveu.

Prisão de suma importância

O delegado-geral da Polícia Civil, delegado José Darcy Arruda, define a prisão de Vinícius com extremamente importante, considerando a alta periculosidade de suas ações.

“Uma prisão importante realizada pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa da Serra. Um elemento de altíssima periculosidade que vinha aterrorizando toda aquela região com crimes perversos com requintes de crueldade. Tirar esse cidadão que é clínico-geral em crimes, que faz homicídios e que também pratica roubos com violência e graves ameaças, é muito importante e quero parabenizar a DHPP da Serra por essa prisão”, disse.