Polícia

Após “saidinha de Natal”, 32 presos não voltaram para as cadeias no ES

No dia 20 de dezembro de 2023, cerca de 1,3 mil presos foram liberados das penitenciárias e teriam que retornar em uma semana

Foto: Reprodução/Pinterest

Após serem liberados para a saída temporária de Natal, 32 presidiários não retornaram para as penitenciárias localizadas no Espírito Santo. A informação foi repassada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) nesta quarta-feira (3).

No dia 20 de dezembro de 2023, um total de 1.296 presos foram liberados das penitenciárias de Vila Velha, Cariacica, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus. Só podem usufruir do benefício os que cumprem regime semiaberto.

Eles teriam, a partir da saída, uma semana para o retorno, voltando para a prisão no dia 27. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

No entanto, na última sexta-feira, dia 29 de dezembro, a Sejus informou que 35 detentos ainda não haviam retornado ao sistema penitenciário. Nesta quarta-feira, a Sejus atualizou o número para 32.

Cabe ressaltar que o benefício da saída temporária está previsto na Lei de Execução Penal, concedida pelo Poder Judiciário. Essa é uma das cinco saídas temporárias previstas na Lei de Execução Penal para internos do regime semiaberto.

LEIA TAMBÉM: Motorista que atropelou e matou motociclista em Guarapari é preso por embriaguez

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória