Polícia

Após “saidinha de Natal”, 32 presos não voltaram para as cadeias no ES

No dia 20 de dezembro de 2023, cerca de 1,3 mil presos foram liberados das penitenciárias e teriam que retornar em uma semana

Foto: Reprodução/Pinterest

Após serem liberados para a saída temporária de Natal, 32 presidiários não retornaram para as penitenciárias localizadas no Espírito Santo. A informação foi repassada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) nesta quarta-feira (3).

No dia 20 de dezembro de 2023, um total de 1.296 presos foram liberados das penitenciárias de Vila Velha, Cariacica, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus. Só podem usufruir do benefício os que cumprem regime semiaberto.

Eles teriam, a partir da saída, uma semana para o retorno, voltando para a prisão no dia 27. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

No entanto, na última sexta-feira, dia 29 de dezembro, a Sejus informou que 35 detentos ainda não haviam retornado ao sistema penitenciário. Nesta quarta-feira, a Sejus atualizou o número para 32.

Cabe ressaltar que o benefício da saída temporária está previsto na Lei de Execução Penal, concedida pelo Poder Judiciário. Essa é uma das cinco saídas temporárias previstas na Lei de Execução Penal para internos do regime semiaberto.

LEIA TAMBÉM: Motorista que atropelou e matou motociclista em Guarapari é preso por embriaguez