Um lavrador, de 52 anos, foi preso na tarde da última segunda-feira (28), após atirar cinco pedras contra a porta de vidro da Prefeitura de Castelo, localizada na avenida Nossa Senhora da Penha, região central da cidade. O caso ocorreu por volta das 15h40, horário de grande movimentação no prédio público. Ninguém foi atingido.
De acordo com informações da Polícia Militar, o lavrador contou que está desempregado e necessita de dois exames urgentes, uma colonoscopia e uma ressonância magnética. Há um ano ele deu entrada no processo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do município, e até então não conseguiu fazer.
Na última segunda-feira (28),ele foi até a unidade de saúde para saber informações sobre o processo e foi informado que ainda não há respostas para a liberação dos exames. Revoltado, ele foi até a Prefeitura e atirou cinco pedras. A porta de vidro da entrada do prédio foi quebrada e parte da fachada foi danificada.
O lavrador foi encaminhado até a Delegacia Regional de Cachoeiro, onde foi autuado em flagrante por danos ao patrimônio público. O delegado de plantão estipulou uma fiança no valor de R$ 500. Como não pagou, ele ficou preso e será apresentado ao juiz em uma audiência de custódia.
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Castelo informa que o lavrador não compareceu ao exame de colonoscopia, agendado para o dia 9 de março deste ano. Inclusive consta no arquivo do Setor de Transportes, da SEMSA, um documento assinado, onde o paciente dispensa o translado público para realização do exame. O documento está disponível para averiguação.
Informa ainda que, sendo um exame de responsabilidade da esfera estadual, o paciente está aguardando novo agendamento.