Atendendo uma denúncia anônima, o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) localizou na tarde da última terça-feira (18) uma área de 61 mil metros quadrados de vegetação nativa da Mata Atlântica desmatada em uma propriedade particular que fica em Biriricas, zona rural de Aracruz.
Segundo a Polícia Ambiental, o proprietário e responsável pela degradação, um homem de 39 anos, residente no município da Serra, informou que não possui autorização do Instituto de Defesa Agropecuária Florestal (Idaf) para retirar a vegetação nativa e que a área seria utilizada para pastagem. Além do desmate o proprietário realizou uma queima na área que consumiu parte da vegetação desmatada.
A polícia informou que, foi confeccionado um boletim de ocorrência ambiental sendo protocolado junto à delegacia de Polícia Civil do município, e que será encaminhado um ofício juntamente com toda a documentação produzida incluindo um relatório fotográfico ao Ministério Público e ao Idaf, informando sobre os crimes ambientais.
O responsável poderá responder por crime ambiental de desmate e queima; a pena varia de um a quatro anos de reclusão e multa.