Nesta quarta-feira (01), equipes da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental, sediada em Colatina, realizaram diversas apreensões de pássaros silvestres, carne de animais proveniente de caça e uma arma de fabricação artesanal nas localidades de São Roque do Canaã, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha e Baixo Guandu.
Os militares empenhados na ocorrência apreenderam um total de 41 pássaros que estavam sendo mantidos em cativeiro, sem autorização do órgão ambiental competente.
A maior apreensão foi no município de Baixo Guandu, no distrito de Mascarenhas, onde foram apreendidos 27 pássaros, sendo alguns deles da espécie canário-da-terra (Sicalis flaveola), O cardeal-do-nordeste (Paroaria dominicana), também conhecido como galo-da-campina, galo-de-campina ou simplesmente cardeal, melro-preto (Turdus merula), Coleiro nome científico Sporophila caerulescens,também é conhecido como Coleirinho, Coleirinha, Papa Capim, Papa Arroz ou Coleiro Tuí Tuí, dentre outros, animais abatidos, sendo 01 tatu galinha, um macaco sem couro e pedaços de carne, aparentando ser de capivara.
Após buscas na residência os militares encontraram ainda uma espingarda de fabricação artesanal, um canhão e 01 uma arataca, todos os materiais utilizados para a caça. Os animais apreendidos foram encaminhados ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens, para serem reinseridos em seu habitat natural, os animais abatidos juntamente com a arma e os materiais de caça foram entregues a 15ª Delegacia Regional em Colatina.