Um dos crimes noticiados com frequência pelo jornalismo da TV Vitória são os furtos e roubos ao comércio capixaba. A segurança tem sido uma sensação cada vez mais distante dos comerciantes.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), Vitória e Cariacica registraram aumento deste tipo de crime. Já Vila Velha, Serra, Viana e Guarapari apresentaram redução.
A capital capixaba registrou 36 ocorrências de roubo a comércios. Em Vila Velha foram 21 casos; na Serra, 19; em Cariacica, 18 e em Viana e Guarapari seis ocorrências cada.
Em Vitória, os 36 crimes de roubo registrados em janeiro representam um aumento de 111% nas ocorrências, ou seja, mais do que o dobro dos crimes relatados no mês de janeiro do ano passado.
Apesar dos dados positivos em três cidades da Grande Vitória, o medo e o trauma fazem parte da rotina dos comerciantes. É o caso da Adriana Borges, que passou por um susto no bairro Tabuazeiro, em Vitória. Durante um assalto na loja dela, o filho de apenas nove anos ficou na mira do criminoso e chegou a erguer as mãos a mando do assaltante.
A comerciante ainda lembra dos detalhes do crime. Ela conta que até hoje o filho se fala sobre a situação e pede para que a mãe tenha cuidado durante o trabalho.
“Na hora ele levantou as mãozinhas, mas ele pediu para o meu filho não gritar senão ia matar a mãe dele. Até hoje ele fala, ‘mãe, cuidado com a loja, cuidado com aquele moço que pega seu celular e que pegou o celular do meu pai’ ele fala assim”, contou Adriana.
O superintendente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Vitória (CDL), Wagner Júnior Corrêa, a questão é agravada pela atual crise econômica. “O acúmulo desses dois fatores, sejam os crimes, seja também a questão econômica, de fato, colocam o comerciante em uma situação muito delicada. Com isso, a gente vê um sentimento de não punibilidade para este tipo de crime, é uma discussão que viemos enfrentando e tendo um diálogo muito franco com o poder público, mas é uma questão que precisa ser olhada de frente”, afirmou.
A Polícia Civil foi procurada e questionada sobre o aumento de assaltos a comércio. A matéria será atualizada assim que a equipe de jornalismo obtiver a resposta.
* Com informações do repórter Lucas Henrique Pisa, da TV Vitória/Record TV.