Ainda internado em estado grave, o estudante da Ufes e jogador do time de futebol americano do Vila Velha Tritões, Raphael Casagrande de Oliveira, foi rendido por dois assaltantes quando descia do ônibus, na última segunda-feira (1), em Cariacica. O jovem foi atingido por um disparo. Na hora do crime a Base Interativa da Polícia Militar estava fechada. Para os moradores, essa foi uma tragédia anunciada.
“Se tivesse policial aqui próximo, talvez nem assalto teria acontecido e nem ele seria baleado, pois próximo ao DPM eu acho que eles não teriam a cara de pau de chegar a esse ponto”, destacou uma moradora da região e não quis ser identificada.
De acordo com os moradores, a falta de policiamento em bairros de Cariacica deixa a população com medo. Na base da PM, em Bela Aurora, eles afirmam que o local está abandonado. Reinoldo Silva Fraga, que é morador antigo do bairro, se lembra bem de quando a base funcionava e histórias de assaltos quase não eram escutadas. “A polícia vem, mas não para. Não tem uma água, nada para eles ficarem aqui. Deve ter só um banheiro e uma televisão velha lá dentro”, disse.
Ainda segundo quem mora na região, são os comerciantes que mais sofrem com a falta de policiamento. “Com as portas dos comércios abertas, não temos como identificar quem é quem. E você que paga os seus impostos é abordado e fica em uma situação complicada”, afirmou um comerciante que preferiu não ser identificado.
Em Cruzeiro do Sul, também em Cariacica, a base da PM parou de funcionar. O DPM, que ficava em um prédio, foi fechado e desde então os moradores relatam que a criminalidade aumentou.
Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública disse que a Polícia Militar não conta com efetivo permanente e estático, ou seja, a polícia faz patrulhamento nos bairros, mas não fica parada num mesmo local. Disse ainda que essas bases funcionam apenas como apoio aos policiais. Mas em Jardim Camburi, na Capital, essa Unidade de Polícia Militar funciona dia e noite. De acordo com a população, a presença frequente da PM tem ajudado a diminuir o número de assaltos.