O Comandante do CPO Noroeste(Comando de Polícia Ostensiva Noroeste) e o Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do ES, Tenente Coronel Amâncio de Souza Porto, se reuniram nesta terça-feira(06),no Ágil Hotel, com o Secretário de Segurança Pública do Estado, Roberto de Sá, e com as demais autoridades da Polícia Militar, Comandantes e Oficiais do 2º e 11º BPM e Delegados de Polícia Civil, para apresentação dos indicadores de criminalidade da região Noroeste.
A reunião de trabalho, teve como objetivo a ampliação e monitoramento dos resultados alcançados pelas AISPs(Área Integrada de Segurança Pública), sendo elas as AISps 02(Nova Venécia), 11(Barra de São Francisco), e 08(Colatina).
Os indicadores da região da Unidade (AIS 08) são louváveis pois,não por acaso em todos os parâmetros, os desvios foram positivos.
O Guardião do Noroeste é a Unidade em todo o Estado com o maior número de prisões decorrentes de cumprimentos de mandatos de prisão em aberto. Tal eficiência é fruto de um serviço integrado de inteligência que trabalha as informações de forma completa, que são colhidas em diversas fontes,além das denúncias anônimas e dados diversos colhidos da comunidade da região Noroeste do Estado.
Também foram apresentadas ações positivas desenvolvidas pela Unidade, entre elas, Patrulha do Comércio atuante, Patrulha Maria da Penha, o combate às pequenas desordens, o trabalho desenvolvido pela Patrulha Rural e o Programa de Valorização Policial. Programa este que tem estimulado o policial na construção de uma cidade mais humana e segura.
Além das medidas citadas, em 2019, já foram cerca de 90 mil pessoas e 60 mil veículos abordados, constantes Operações de Saturação, Cercos Táticos, Blitzen, entre outras medidas de repressão e intensa fiscalização.