Polícia

Auxiliar de enfermagem é preso vendendo vacinas contra a gripe H1N1 em Colatina

Segundo a polícia, Valdeir Batista de Oliveira foi flagrado com uma mochila cheia de materiais para vacinação e R$ 300 em dinheiro. Ele alegou que iria vacinar parentes em casa

Enfermeiro foi levado para a Delegacia Regional de Colatina, onde prestou depoimento Foto: Divulgação

Um auxiliar de enfermagem da Policlínica de Colatina, no noroeste do Estado, foi preso com uma mochila cheia de vacinas contra a gripe H1N1. De acordo com a polícia, o funcionário estava vendendo as vacinas que deveriam ser distribuídas à população. A polícia foi acionada e Valdeir Batista de Oliveira, de 49 anos, foi levado para a Delegacia Regional do município, onde prestou depoimento. 

Ele foi detido no bairro Moacir Brotas, com uma mochila contendo duas caixas de isopor, duas ampolas da vacina – que rendem 10 doses cada – e várias seringas. Com o suspeito também foram encontrados R$ 300,00. 

O auxiliar de enfermagem informou à polícia que estava indo vacinar os parentes em sua casa. Os policiais, no entanto, não acreditaram na sua versão, pois já haviam recebido denúncias anônimas de que ele estaria vendendo a vacina.

A Prefeitura de Colatina informou, por meio de nota, que repudia o fato. A administração municipal disse que, assim que tomou conhecimento do ocorrido, deu início à averiguação e acompanha o caso junto com a Polícia Civil. A prefeitura informou ainda que será aberto um processo administrativo contra o funcionário. 

Quem tiver informações sobre este ou outro caso do tipo, deve denunciar o fato à Secretaria Municipal de Saúde e também à Polícia Civil.

Suspeito foi flagrado com uma mochila cheia de materiais usados para vacinação Foto: Divulgação

Falta de vacinas

A falta de vacinas contra a gripe H1N1 nos postos de saúde do Espírito Santo e de várias regiões do país tem gerado revolta na população. Nesta semana, moradores de Cariacica tiveram de dormir na fila para conseguir pegar uma senha e, assim, receber a vacinação contra a H1N1. Na manhã de quinta-feira, uma multidão aguardava para receber a dose da vacina no posto de Bela Aurora.

De acordo com o boletim mais recente divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na terça-feira (17), o Espírito Santo já registrou pelo menos 15 mortes relacionadas à gripe H1N1, de janeiro até segunda-feira (16). Além desses casos já confirmados, outros 40 ainda estão sob investigação.