O policiamento no Complexo da Penha, em Vitória, foi reforçado após os confrontos que resultaram na morte de duas pessoas entre a noite desta sexta-feira (07) e a manhã deste sábado (08) no Bairro da Penha.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Diversas viaturas da Polícia Militar circulam na região durante este sábado. Equipes da Guarda Municipal também atuam no reforço da segurança.
O Folha Vitória esteve na região e observou agentes fazendo o patrulhamento em Itararé, que fica próximo ao Bairro da Penha.
Pela manhã, o secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Alexandre Ramalho, afirmou que o policiamento permanecerá intensificado para garantir a segurança dos moradores.
LEIA TAMBÉM: “Atirou contra a polícia, nós vamos revidar”, diz Ramalho sobre confrontos no Bairro da Penha
De acordo com o secretário, equipes da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda atuam desde esta sexta-feira (07) no Complexo da Penha, nos bairros Jaburu, Gurigica e nos arredores das avenidas Leitão da Silva e Marechal Campos.
“Não entramos em comunidade para a tirar em pessoas inocentes. atirando. Entramos para levar segurança. Vamos continuar com policiamento feito “na canela” nas escadarias, becos e vielas. Vamos partir para cima verificar quem está coordenando essa massa“, disse.
O secretário também cobrou medidas por parte do Poder Judiciário para que a polícia possa tomar ações que tentem frear novos episódios de violência.
“Precisamos do apoio, nesse momento, do Ministério Público, do Poder Judiciário. Precisamos de mandados prisão, de mandados de busca e apreensão para entrar nos morros e retirar armas que trazem profundo transtorno para a população capixaba“, afirmou o secretário.
LEIA TAMBÉM: Crimes no Discord: adolescente de 17 anos é apreendido no ES
Duas mortes em menos de 24 horas, sargento baleado e viatura depredada: entenda conflitos no Bairro da Penha
HOMEM MORRE NA MANHÃ DE SÁBADO
Na manhã deste sábado (8), durante o reforço de patrulhamento no Bairro da Penha, uma viatura fazia um policiamento no entorno do morro quando criminosos atiraram contra os militares. De acordo com Ramalho, os policiais revidaram. No confronto, um homem acabou morto. Ele ainda não foi identificado.
VIATURA É APEDREJADA
Durante a ação desta manhã, criminosos também colocaram barricadas para tentar impedir a presença policial na região. Duas viaturas foram apedrejadas.
LEIA TAMBÉM: Gerente de fazenda é preso após esquema de furto de gado no ES
HOMEM MORRE EM CONFRONTO NA NOITE DE SEXTA-FEIRA
Segundo o secretário de Segurança Pública, na noite desta sexta-feira (07), policiais da Força Tática do 1º Batalhão faziam um patrulhamento na região quando, na Escadaria dos Trabalhadores, criminosos atiraram contra os militares, que revidaram os disparos.
“Durante esse policiamento, lamentavelmente na incursão da Força Tática, indivíduos atiraram contra os nossos policiais e foram também recebidos a tiros. Um dos criminosos estava armado com uma pistola e um carregador, foi atingido, socorrido ao hospital e, infelizmente, veio a óbito“, disse Ramalho.
HOMEM É ESPANCADO E MORTO
Um dia antes, na quinta-feira (06), um homem morreu após ser espancado e baleado no bairro Gurigica, em Vitória. Luciano da Silva Pereira, de 42 anos, tinha passagens pela Justiça por tentativa de homicídio e porte ilegal de armas.
Segundo os policiais militares que atenderam a ocorrência, o homem é suspeito de envolvimento em uma ocorrência na noite de quarta-feira (05) que terminou com um sargento da Polícia Militar baleado na porta da base da corporação, no Bairro da Penha.
SARGENTO DA PM É BALEADO
O sargento Freitas, da Polícia Militar, foi baleado no braço durante uma perseguição na porta do Destacamento da Polícia Militar que fica no Bairro da Penha, em Vitória, na noite de quarta-feira (05).
O sargento estava de plantão quando ouviu tiros. Quando saiu para ver, viu um homem armado indo atrás de um veículo. Ao perceber a presença do polícia, o suspeito atirou na direção do DPM. Um dos tiros atingiu o sargento no braço. Ele foi socorrido e passa bem.
LEIA TAMBÉM: PM ocupa Bairro da Penha após sargento ser baleado: “Sem previsão de sair”
IDOSO MORRE APÓS SER ATINGIDO POR TIRO EM HOSPITAL
Há cerca de dez dais, um idoso morreu após ser atingido por um tiro dentro do hospital onde estava internado. A unidade médica fica na Avenida Leitão da Silva, próximo ao Complexo da Penha.
Daniel Ribeiro Campos da Silva, de 68 anos estava há dois anos internado na unidade de longa permanência. A perícia da Polícia Civil identificou que o disparo que atingiu ele teria sido disparado a cerca de 33 metros de distância.
A polícia investiga a ligação destes casos e quem são os envolvidos.