A Polícia Civil identificou um esquema de locação de veículos para serem utilizados durante roubos na Grande Vitória. O esquema foi descoberto a partir da prisão de dois criminosos responsáveis por balear um empresário durante um assalto no dia 19 de novembro de 2023, na Praia de Itaparica, em Vila Velha.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Em uma coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (24), a Polícia Civil explicou que, com as prisões, foi identificado que os criminosos faziam parte de uma associação criminosa.
“Descobrimos que não se tratava de apenas dois executores. Eles fazem parte de uma associação criminosa, que utiliza de veículos alugados de locadoras para realizar esse tipo de roubo. Na região de Itapoã, Praia da Costa, Itaparica, além de movimentações no tráfico de drogas”, disse o delegado Gabriel Monteiro, chefe do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic).
Ainda conforme o delegado, além dos dois presos, entre eles Bruno Eduardo Figueiredo Dias, vulgo Gebreu, e um adolescente de 16 anos, outros integrantes do grupo foram identificados.
“Foram identificados quatro envolvidos, inclusive um que se aproveitava da namorada de um deles, que trabalhava em uma empresa de veículo automotor para facilitar a locação. Eles usavam documentos de terceiros e sempre mudavam de carro”, disse.
Segundo a investigação da Polícia Civil, cada integrante tinha uma função: dois eram responsáveis pelo roubo, sendo que um ficava com a arma. O outro era o motorista que levava e dava cobertura para a fuga.
>> VÍDEO | Presa mais de 10 vezes, mulher é suspeita de 20 furtos em um mês em Vila Velha
Além disso, outros dois criminosos iam até uma locadora de carro, para alugar o veículo e realizar o pagamento que, às vezes, era feito no nome de terceiros. A sexta integrante é companheira de um trabalhador da locadora, que facilitava o aluguel.
“Eles estavam sempre mudando de carro. No momento do crime, eles usaram um determinado veículo e depois iam para outro. Isso dificulta um pouco as investigações, porque eles utilizam o documento de outra pessoa”, destaca.
A polícia destacou que Gebreu foi preso. Além dele, um adolescente, de 16 anos, foi apreendido no dia do crime e encaminhado para o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).
“Ainda me chamou a atenção que, após o caso, ele ainda roubou a bicicleta de outra vítima na rua e acabou apreendido pela Guarda Municipal. O Bruno, apesar de ter confessado, falou que não sabia onde estava a roupa e armas, mas mostrou os itens utilizados no crime”, disse Gabriel Monteiro.
Todos os envolvidos foram identificados pela Polícia Civil e vão responder pelos crimes de latrocínio tentado e associação criminosa.
Relembre o crime
O crime aconteceu quando o empresário estava em um quiosque da Praia de Itaparica e foi até o carro, que estava estacionado em uma rua da região, para buscar um celular que havia esquecido no veículo.
Veja vídeo em que o empresário é socorrido na praia:
Neste momento, Bruno e o adolescente se aproximaram e o abordaram. Porém, ele reagiu e acabou baleado com um tiro no peito.
O empresário foi levado por socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para um hospital da região. Ele se recuperou.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Presa mais de 10 vezes, mulher é suspeita de 20 furtos em um mês em Vila Velha