Uma escola municipal foi invadida por criminosos no bairro Vila Nova de Colares, na Serra. Diversos aparelhos eletrônicos foram levados. As aulas, nesta quarta-feira (18), foram suspensas. O crime aconteceu na noite da última terça-feira (17). A grade da área administrativa foi arrancada. Em uma mesas, os criminosos deixaram uma assinatura.
“Levaram tudo, até as provas das crianças. Por conta disso eu tive que faltar o serviço para ficar em casa com as crianças”, informou a doméstica Ednamara Lira.
Esta é a escola com maior número de alunos do município. Atende crianças e adolescentes de quatro bairros da região. Durante o dia, um porteiro controla a entrada e saída de pessoas na unidade. Câmeras monitoram a movimentação, mas para a comunidade não é suficiente. “Essa não é a primeira vez que foi assaltada, mas da outra levaram apenas materiais escolares. Dessa vez roubaram coisas muito importantes”, disse a dona de casa Andressa Silvestre.
Até 2015, vigilantes passavam dia e noite na escola, mas o serviço foi interrompido. Desde então a unidade sofreu vários arrombamentos. O último foi há apenas 20 dias. Dessa vez foi pior. A diretora afirma que o prejuízo passou de R$ 20 mil.
A quantidade de equipamentos recolhidos foi tanta, que parte acabou ficando pelo caminho. Os bandidos ainda deixaram para trás uma arma falsa. Tudo indica que eles passaram pelos fundos da escola. A cerca de arame no muro também não foi capaz de impedir o crime.
A Prefeitura da Serra informou que as aulas estão mantidas no período da tarde. Sobre a possibilidade de instalação de um alarme monitorado nas unidades e a falta de segurança patrimonial, a prefeitura não respondeu.