Jean Finamore Bento, conhecido como Boca de Lata, um dos integrantes na lista dos mais procurados do Espírito Santo, foi preso na manhã desta sexta-feira (25). Jean também é apontado pela polícia como gerente do tráfico de drogas do Bairro da Penha.
A prisão foi realizada pelas forças de Segurança Pública do Espírito Santo nesta sexta-feira (25), quando foi deflagrada a operação Marujada. Entre os alvos da ação estão subordinados de Fernando Moraes Pereira Pimenta, o Marujo.
Leia também:
>Integrantes de facção criminosa de Vitória que recebem ordens de Marujo são presos
>Jovem tenta agredir namorada adolescente com uma faca em Viana
> Homem é preso com moto roubada 22 dias depois de sair da cadeia
Segundo a Polícia Civil, Jean foi se esconder em uma comunidade do Rio de Janeiro. Mas, há pelo menos seis meses, voltou para o Espírito Santo junto com Thiago de Jesus Fernandes, mais conhecido com “Thiago Folha”, traficante do PCV que foi preso em fevereiro de 2025.
Com isso, o traficante teve ligação direta com o Primeiro Comando de Vitória e falava diretamente com Marujo.
O delegado Alan Moreno, coordenador do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat), descreve que, Jean já teve uma boca de fumo na região do bairro Conquista. “Ele conseguiu tomar e reativar a boca que já foi dele e havia perdido para o Terceiro Comando Puro”.
Durante a prisão, no momento que Jean viu os agentes da operação, ele tentou fugir pulando o muro de outras casas e vizinhos da região. “Conseguimos encontrar ele escondido na casa de outro morador”.
Jean era irmão de traficante morto em Vitória
Jean era irmão de Anderson Andrede, Bento, mais conhecido como “Andinho”, morto em um confronto com a Polícia Militar em março no bairro São Benedito, em Vitória.
Andinho, por sua vez, era irmão de João de Andrade, mais conhecido como “Joãozinho Doze” que está preso.
Geovani Andrade Bento, conhecido com Vaninho e Yuri de Andrade Bento também são irmãos do “Boca de Lata”. Depois da morte de Anderson, Jean articulou os ataques a ônibus, na Grande Vitória.
Operação compre mandados de busca e apreensão
De acordo com a Polícia Civil, as equipes cumprem oito mandados de prisão e outros 22 de busca e apreensão nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.
Além das quatro prisões, uma arma de fogo foi apreendida durante o cumprimento das ordens judiciais.
A operação conta com participação de policiais do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat), das Delegacias Especializadas e da Subsecretaria de Inteligência (Sei) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
Também participam da ação equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES).
*Com informações do repórter Caio Dias, da TV Vitória