Polícia

Cadê a placa que estava aqui? Identificação de busto é furtada em Vitória

O ato de vandalismo chamou a atenção de pessoas que passam pela Praça Francisco Teixeira da Cruz, no Centro de Vitória

Foto: Alberto Campos/ Leitor Folha Vitória

A placa de identificação do busto do empresário Antenor Guimarães, que fica na Praça Francisco Teixeira da Cruz, no Centro de Vitória, foi alvo de criminosos. A placa foi furtada do local.

O morador Alberto Campos foi quem percebeu o sumiço da identificação, nesta quarta-feira (04), quando passava pela Avenida Governador Bley, onde fica a praça. 

A preocupação dele e de outros moradores e comerciantes da região é que os criminosos voltem ao local para furtar a placa de identificação do outro busto que fica na praça, do ex-presidente Getúlio Vargas, ou mesmo para depredar as imagens dos homenageados.

LEIA TAMBÉM: Busto avaliado em R$ 30 mil é recuperado após furto em Cachoeiro de Itapemirim

Em nota, a Secretaria Municipal de Cultura informou que uma equipe foi destacada para avaliação da situação e possível necessidade de colocação de nova sinalização/identificação. A pasta afirmou ainda que vistoria todos os monumentos sob a sua responsabilidade rotineiramente.

A reportagem do Folha Vitória demandou a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) para saber o valor da placa furtada, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Quem foi Antenor Guimarães?

Antenor foi um empresário marcante no desenvolvimento econômico do Espírito Santo. Ele nasceu em 1872, em Niterói, no Rio de Janeiro, e se mudou para o Estado aos 14 anos, quando passou a morar na casa do tio. Ainda jovem, ele trabalhou em diversas empresas antes de descobrir sua vocação para a liderança dos negócios.

Ele atuou principalmente na área da logística marinha, mas também atuou em outros ramos. Na construção civil, por exemplo, foi responsável pela construção do primeiro edifício de Vitória. O prédio chegou a abrigar a Vale do Rio Doce.

LEIA TAMBÉM: A “Pietà do Lixo”: descubra a história da escultura em frente ao Palácio Anchieta, em Vitória

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.