
Uma mulher, de 80 anos, e seu filho, de 56, foram presos durante uma operação que resgatou 80 cães, vítimas de maus-tratos, de um canil clandestino, no bairro Maracanã, em Cariacica, na segunda-feira (31). Os animais resgatados eram confinados em porões e até gaiolas.
A ação foi realizada após uma denúncia de maus-tratos a animais no local. Policiais civis e uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente e da Guarda Civil Municipal de Cariacica (GCMC), encontraram a proprietária do estabelecimento e conversaram com ela. O canil clandestino foi interditado pela Secretaria de Meio Ambiente de Cariacica.
LEIA TAMBÉM:
Justiça suspende resolução que autorizava farmacêuticos a prescreverem medicamentos
Diarista é presa por furtar joias em apartamento de Vila Velha e passa mal na delegacia
Quem é a influenciadora com 1,5 milhão de seguidores morta com cinto pelo namorado
De acordo com o delegado adjunto da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), Leandro Piquet, o local não tinha condições para suportar a quantidade de animais. Cães eram mantidos até em porões e gaiolas superlotadas.
Fomos acionados para interromper a atividade de um canil clandestino, um local sem condições mínimas para funcionamento. Animais estavam sendo mantidos em gaiolas superlotadas, em condições subumanas, e alguns até em porões. O estabelecimento foi fechado e os animais foram resgatados. Eles passarão por cuidados, incluindo castração, chipagem e, posteriormente, serão disponibilizados para adoção. No local, também encontramos rações vencidas e medicamentos fora da validade, além de instrumentos cirúrgicos, o que indica que os animais passaram por procedimentos dentro desse canil, disse.
O local mantinha várias raças de cães, entre eles poodle, shih-tzu e yorkshire, confinados em locais inapropriados, como em gaiolas em condições precárias. Além disso, o estabelecimento possuía uma temperatura elevada e um forte cheiro de amônia, comprometendo a saúde dos cães.
Veja o vídeo:
A médica veterinária da equipe identificou que a maioria dos cães estava com a carteira de vacinação vencida desde 2024, além de medicamentos encontrados no local com a validade vencida. Os remédios foram recolhidos para serem descartados de forma adequada.
A dona do canil, de 80 anos, afirmou que os animais eram vendidos por cerca de R$ 500 cada. Os cães foram resgatados e encaminhados para uma associação e levados para um hospital veterinário em Cariacica para avaliação e cuidados.
Mãe e filho foram levados para à 4ª Delegacia Regional de Cariacica, onde foram autuados por crime de maus-tratos contra animais e encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV).
*Texto sob supervisão da editora Erika Santos