Polícia

Caminhoneiro é flagrado na BR-101 dirigindo por 40h sob efeito de rebite em Guarapari

O condutor transportava uma rocha ornamental de 31 toneladas e confessou aos policias que adquiriu o estimulante em um posto de combustível em Pernambuco por R$ 30

Foto: divulgação SESP

Um caminhoneiro foi flagrado por uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) dirigindo por cerca de 40h seguidas sob efeitos de rebite (droga sintética derivada de anfetamina), no km 345 da BR-101, em Guarapari.

Durante a fiscalização foi constatado que o motorista não havia cumprido o descanso obrigatório. Ele transportava uma rocha ornamental de 31 toneladas e confessou aos policias que adquiriu o estimulante em um posto de combustível em Pernambuco por R$ 30. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Dentro da cabine do caminhão foi encontrado no painel do veículo uma cartela contendo 13 comprimidos de rebite, nome comercial “nobésio sem limite”.

A substância promove, inicialmente, o estímulo para manter o condutor acordado além do seu limite físico-psíquico, com posterior redução drástica de sua capacidade de direção e controle do veículo automotor.

Pelo tacógrafo (dispositivo utilizado para verificar a velocidade atingida pelos veículos), foi possível identificar que o caminhoneiro atingiu a velocidade de mais de 100 km por hora diversas vezes.

Foto: Divulgação/Sesp

Rebite e tacógrafo 

O caminhoneiro confessou aos policiais que havia utilizado a droga e fazia uso constante para prolongar o tempo de direção e assim aumentar o valor recebido no transporte, pois conseguiria fazer mais viagens num espaço menor de tempo.

Ele afirmou ainda que a droga foi adquirida em um posto de combustível no município de Arizona, em Pernambuco.

O caminhoneiro e a droga foram encaminhados para a Delegacia Regional de Guarapari.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Homem é preso após agredir a mulher dentro de academia em Vila Velha

Droga derivada da anfetamina

O rebite é uma droga derivada de anfetamina, altamente estimulante e que atua diretamente no sistema nervoso central, fazendo com que as capacidades física e psíquica fiquem mais rápidas por um período determinado.

Após algumas horas sem dormir, a pessoa perde a noção da realidade, cria uma mistura de sensações no cérebro, ocasionando paranoia, síndrome de perseguição e outros problemas associados, levando perigo aos usuários das rodovias brasileiras.

LEIA TAMBÉM: “Dadá”: criminoso na lista dos procurados do ES é preso em motel de Cariacica