Polícia

Capitania notifica mais de 50 embarcações durante Operação Verão no Estado

De acordo com a Capitania, desde que começou a Operação Verão, em 18 de dezembro de 2015, as fiscalizações de embarcações foram intensificadas. Foram 757 abordagens

Capitania: 160 anos Foto: Ana Carolina Monteiro/TV Vitória

Durante os 25 dias da Operação Verão, a Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) já abordou 757 embarcações, realizou 52 notificações e sete apreensões. De acordo com a Capitania, desde 18 de dezembro de 2015 as fiscalizações de embarcações foram intensificadas.

Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (12) durante solenidade em comemoração aos 160 anos da instituição.

Segundo a CPES, é comum o aumento no número de ocorrências envolvendo embarcações durante as férias de verão. No último sábado (9), por exemplo, treze ocupantes de uma canoa havaiana precisaram ser resgatados no mar, que estava agitado, próximo ao vão central da Terceira Ponte.

Segundo a Marinha do Brasil, uma escuna que retornava de um passeio prestou socorro. A canoa foi rebocada por uma lancha. Ninguém se machucou.

A instituição foi criada, em 1845, ainda na época do Brasil Império, quando por meio de um decreto, Dom Pedro II autorizou o governo a estabelecer uma capitania dos portos em cada província marítima. No Espírito Santo, a organização chegou onze anos depois, em 1856.

Para celebrar os 160 anos da CPES, uma cerimônia reuniu autoridades que lembraram fatos importantes na história da Capitania. O governo do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), também esteve presente.