Polícia

Carga de fentanil e cocaína é flagrada pela PRF no Sul do ES

É a terceira apreensão do anestésico em terras capixabas. A droga foi encontrada em um carro e dentro dele também havia crack e pinos vazios de cocaína

Foto: Divulgação / PRF

Um carregamento de fentanil e cocaína foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quinta-feira (24) no município de Rio Novo do Sul, região Sul do Espírito Santo. A droga estava foi encontrada durante abordagem na BR-101.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo informações da PRF, a apreensão aconteceu por volta das 17h30, no km 392 da BR-101. Os agentes abordaram um veículo Toyota Etios de placa PPA8C10. 

Durante buscas no veículo foram encontrados e apreendidos:

14 frascos de 10ml de fentanil
1kg e 230g de crack
3kg e 300g de cocaína
5 mil flaconetes vazios (pinos para cocaína)

1ª apreensão de fentanil no Brasil foi no ES

A apreensão desta quinta-feira é a terceira apreensão de fentanil no Espírito Santo. Vale lembrar que a primeira apreensão do entorpecente, em todo o Brasil, foi realizada no Estado.

A apreensão aconteceu em fevereiro deste ano e na ocasião, 31 frascos foram apreendidos durante uma operação da Polícia Civil. A investigação mirava uma base utilizada por traficantes para armazenar drogas e materiais ilícitos, na região da Reserva de Duas Bocas, em Cariacica.

>> Fentanil: o que é e quais os riscos do anestésico apreendido no ES?

Fentanil foi encontrado em laboratório de drogas

Na segunda apreensão registrada, o composto químico foi encontrado junto a outros componentes em uma espécie de laboratório de drogas no Bairro da Penha, em Vitória.

A apreensão aconteceu no dia 8 de agosto e, além do fentanil, também foram encontradas cocaína, anestésicos e máscaras. Outros compostos químicos também foram apreendidos no local como norepidefrina, éter e lidocaína.

Fentanil do ES é oriundo de hospital, afirma delegado

Em entrevista à reportagem do Folha Vitória, o chefe do Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc), delegado Tarcísio Otoni, explicou que, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, o fentanil apreendido no Espírito Santo foi produzido legalmente em indústrias com finalidade hospitalar.

Segundo o delegado, este mesmo composto, apreendido nos Estados Unidos, é feito em laboratórios clandestinos, em sua maior parte situados no México.

“A gente encontrou em duas apreensões pontuais e é importante frisar, esse fentanil é oriundo de produto hospitalar. É um fentanil em seu formato para uso exclusivo hospitalar, encontrado em laboratório de drogas. Isso sugere, sem sombra de dúvidas, a existência de um desvio desse material que é fabricado com autorização da Anvisa.”

Definido como uma droga sintética, o fentanil foi sintetizado nos anos 60 como um anestésico, um remédio para dor, mas seus efeitos o configuram como opioide de grande potência capaz de ser 50 vezes mais forte que a heroína e 100 vezes mais forte do que a morfina