Polícia

Cariacica tem dois casos de latrocínio em menos de uma semana

Mortes aconteceram nos bairros Bela Aurora e Maracanã e ambas envolviam roubo de veículos num intervalo de quatro dias; moradores reclamam de falta de policiamento

Empresário Cleber Bergamini foi morto quando reagiu a assaltantes que levaram sua caminhonete no bairro Maracanã, em Cariacica

Em menos de uma semana, a cidade de Cariacica teve dois casos de latrocínio (roubo seguido de morte). As mortes aconteceram nos bairros Bela Aurora e Maracanã e ambas envolviam roubo de veículos num intervalo de quatro dias.

Na tarde do último domingo (06), o contador Rodrigo Silva da Vitória, 44 anos, foi morto a tiros ao reagir a uma tentativa de assalto. 

Ele saía de uma festa de aniversário de uma criança de cinco anos e parou para conversar com um conhecido na calçada da rua Princesa Isabel, em Bela Aurora. Câmeras de videomonitoramento registraram o assalto.

Enquanto conversavam, um carro cinza parou perto deles e dois criminosos saíram do banco de trás, já anunciando o roubo. Os suspeitos pegaram a chave do carro de Rodrigo e o cordão do outro homem que estava próximo. 

Um dos assaltantes entrou no carro de Rodrigo, mas saiu segundos depois. Ele não conseguiu dar a partida e desceu do veículo. No mesmo momento, um veículo preto parou perto da vítima. Foi quando Rodrigo reagiu e partiu para cima do suspeito.

A vítima foi baleada e voltou correndo atrás do criminoso, que entrou no carro cinza e fugiu. Segundo testemunhas, o contador foi baleado ao menos cinco vezes.

Ele chegou a correr alguns metros, mas caiu ferido na frente de um portão em uma calçada. Os bandidos fugiram sem levar o carro da vítima. O contador era casado e deixa três filhos. 

Morte próxima a um hipermercado

Na manhã da última quarta-feira (02), o empresário Cleber Bergamini, 42 anos, foi morto a tiros no bairro Maracanã, próximo a um hipermercado. Testemunhas disseram que ele foi até o local onde o crime aconteceu para procurar a placa do carro dele, que havia sido perdida durante a chuva da noite anterior.

Enquanto ele tentava localizar a placa, aparecerem dois homens armados, que exigiram que a vítima entregasse a chave do carro.

De acordo com testemunhas, Bergamini chegou a entregar a chave, mas decidiu reagir. No momento em que os criminosos saíam no carro, a vítima puxou um deles para fora do veículo. Neste momento, um dos bandidos disparou o tiro que matou o empresário. Ele foi atingido no pescoço. 

Por meio de um localizador veicular, a polícia encontrou o carro do empresário uma hora depois do crime. A caminhonete estava em um condomínio do bairro Jabaeté, na região de Terra Vermelha, em Vila Velha. Policiais fizeram buscas no local onde o carro foi achado, mas não encontraram nenhum suspeito.

Moradores dos bairros reclamaram da falta de policiamento ostensivo.

Outro lado

A Polícia Militar, a Polícia Civil e a Prefeitura de Cariacica foram procuradas para falar sobre prevenção e policiamento dos bairros e também sobre a atualização das investigações a respeito dos dois casos. 

Por meio de nota, a Polícia Militar afirmou que realiza policiamento ostensivo em todo o município de Cariacica e que está atenta aos registros criminais da região. 

No entanto, a PM destacou que conta sempre com a colaboração da população para que uma viatura seja acionada imediatamente, pelo 190, sempre quando houver crime em andamento ou na iminência de ocorrer.

Garantiu que os comandos da 2ª e 5ª Companhia estão à disposição das comunidades e lideranças comunitárias para conversar e avaliar as ações desenvolvidas nas regiões. 

“Quando não há detidos em flagrante, é necessário que as vítimas registrem as ocorrências em uma delegacia para que os casos sejam investigados. Ainda, informações de indivíduos que agem na região devem ser passadas pelo telefone 181 ou pelo site www.disquedenuncia1081.es.gov.br. O sigilo e o anonimato são garantidos”, orientou.

A Prefeitura de Cariacica informou que o município passou a contar com guarda municipal a partir de dezembro de 2021. 

“São 47 agentes que fazem o trabalho ostensivo a pé ou por meio de viaturas, em apoio ao trabalho da Polícia Militar. A equipe atua em diversos pontos estratégicos da cidade. A guarda é coordenada pela Subsecretaria da Guarda Municipal da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes) e, em breve, os agentes utilizarão pistolas de choque, pistolas .40, 10 carabinas .40 e 20 espingardas calibre 12”, acrescentou.

A prefeitura informou ainda que a guarda trabalha junto ao setor de videomonitoramento. “Avistada a ocorrência, os agentes podem ser acionados para que se desloquem ao local e façam os devidos procedimentos, juntamente com as demais forças de segurança pública”, concluiu.  

A matéria será atualizada quando a Polícia Civil enviar sua resposta. 

Leia também: Homem é morto a tiros durante assalto em Cariacica

>>> Homem morre após ser baleado durante tentativa de assalto em Cariacica

>>> VÍDEO | Imagens mostram ação de suspeitos durante assassinato em Cariacica

>>> VÍDEO | ‘Ver ele no DML foi a coisa mais triste’, diz irmão de contador morto durante assalto em Cariacica