Lançado no fim de agosto em Cariacica, o projeto “Em Frente, Brasil”, do governo federal, teve redução de 9,5% dos homicídios com as ações implementadas no município. No dia 29 de outubro, dois meses depois do início das atividades, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, chegou a afirmar que a cidade ainda era a mais violenta do Espírito Santo.
A baixa do número de roubos em Cariacica foi de 28,6%, no período de 30 de agosto até o fim de novembro.
O trabalho feito em Cariacica e nos outros quatro municípios escolhidos pelo projeto “Em Frente, Brasil” é integrado entre agentes de segurança pública federais, estaduais e municipais.
A atuação integrada contempla forças-tarefas com a participação de policiais federais, rodoviários federais, militares, civis, bombeiros, guardas municipais, agentes penitenciários, agentes federais de execução penal, Força Nacional de Segurança Pública e demais agentes de segurança estaduais e municipais.
Nos três meses de projeto, as equipes abordaram mais de 260 mil pessoas ao todo, nas cinco cidades. As ações resultaram no cumprimento de 425 mandados de prisão, na prisão de 1.497 adultos e na apreensão de 193 menores. Mais de 17 toneladas de drogas foram apreendidas e 182 armas foram retiradas da mão de criminosos. Foram fiscalizados mais de 3 mil alvarás.