Polícia

Carro roubado em Jardim da Penha é recuperado após perseguição em Vitória

Um casal dirigia o veículo, quando o mesmo foi identificado pelas câmeras do Cerco Eletrônico de Segurança da capital

Foto: TV Vitória
Foto: TV Vitória

Um casal com um carro roubado foi perseguido pela Guarda Municipal de Vitória, na noite desta terça-feira (1º). O veículo havia sido roubado em Jardim da Penha e foi identificado pelas câmeras do Cerco Eletrônico. O carro foi recuperado, mas o casal conseguiu fugir.

O crime aconteceu nas proximidades de um praça de Jardim da Penha, bairro nobre de Vitória. Uma mulher teve o carro roubado por bandidos. Imediatamente, ela entrou em contato com o Ciodes para informar o ocorrido e a placa do automóvel.

A identificação foi inserida no sistema e por volta das 20 horas desta terça-feira (1º), o veículo foi flagrado pelas câmeras de monitoramento do Cerco Eletrônico. O automóvel foi visto por um equipamento instalado na Ponte da Passagem, a menos de um quilômetro do local onde foi roubado pela manhã.

Quase 2 horas após ser flagrado pelas câmeras, o veículo foi avistado no bairro Tabuazeiro pela Guarda Municipal de Vitória. Dentro dele, estava um casal. Os agentes deram ordem de parada para o veículo, mas o motorista desobedeceu. Foi quando começou uma perseguição por ruas e avenidas da região.

Os agentes seguiram os suspeitos pelas avenidas Paulino Müller, Vitória e Marechal Campos. Em seguida o casal entrou para o Bairro da Penha, onde abandonou o veículo. O carro foi localizado próximo a praça principal do bairro. O homem e a mulher que estavam no automóvel conseguiram fugir a pé por um beco.

Apesar da fuga, o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, considerou a ação positiva, já que foi o quinto veículo recuperado em 10 dias de funcionamento do sistema. “Foram cinco veículos recuperados, sendo três motos e dois carros. É bom frisar a quantidade de crimes que deixam de ocorrer quando os criminosos sabem do Cerco de Segurança”, afirmou.

Mesmo com o monitoramento auxiliando na segurança, moradores e frequentadores de Jardim da Penha, onde o veículo foi roubado, relatam que em dias de feriado, o patrulhamento diminui pela região. 

Sobre a falta de segurança, o secretário não informou sobre redução de efetivo da Guarda Municipal em dias de feriado. Disse apenas que o patrulhamento é de responsabilidade da Polícia Militar e que a Guarda trabalha dando apoio junto com as câmeras de monitoramento na prevenção de crimes.

Segundo a Polícia Militar, o policiamento no bairro aconteceu normalmente e não houve diminuição do efetivo durante o feriado.