Mais de 40 celulares, além de uma variedade de materiais relacionados ao tráfico de drogas, incluindo maconha, crack e cocaína, foram apreendidos na noite desta terça-feira (31), durante uma operação em ônibus do Transcol, em Viana.
A ação foi realizada pela Guarda Civil Municipal de Viana, em parceria com as Polícias Penal, Militar, Rodoviária Federal e Secretaria de Estado de Justiça. A ação conjunta teve como objetivo combater o uso de celulares e drogas por detentos do regime semiaberto que saem dos presídios para trabalhar durante o dia.
Os agentes da Guarda Civil Municipal e das demais forças de segurança efetuaram uma vistoria minuciosa nos ônibus do Transcol, onde os detentos são transportados.
A ação conjunta foi motivada por denúncias anônimas e informações da Vara de Execuções Penais, que indicavam que os internos estavam utilizando celulares e consumindo drogas em vias públicas durante o horário de trabalho.
Com base nessas informações, as autoridades decidiram agir para coibir tais práticas e garantir a ordem e a segurança no município.
Os detentos que foram flagrados com celulares e drogas terão o direito à saída para o trabalho revogado e sofrerão regressão de pena, ou seja, terão um retrocesso em seu regime de cumprimento de pena.