Somente nos primeiros 15 dias de março a TV Vitória mostrou mais de 10 casos de crimes cometidos com arma branca, que pode ser faca, espada, punhal ou outro objeto. Entre eles há homicídios, latrocínios e tentativas, tanto de homicídios como de latrocínios. É quase um caso por dia.
Apesar dos números registrados, de acordo com a polícia civil, apenas 15% dos crimes são cometidos com arma branca. Entre eles homicídios, latrocínios, crimes passionais e tentativas. Nos outros 85% os criminosos usam arma de fogo.
Segundo a polícia, por ser mais fácil de ser obtida, quem utiliza arma branca normalmente são usuários de drogas para cometer assaltos. Aqueles que cometem os crimes passionais, segundo o delegado da divisão de homicídios e proteção a pessoa de vitória, também estão nesse perfil.
Aposentado esfaqueado
Um aposentado de 64 anos foi esfaqueado no dia primeiro desse mês. O crime aconteceu em Nova Carapina, na Serra. Ele estava no pátio de uma igreja quando foi rendido por um suspeito. “Eu não reagi e não esbocei nada de movimento. Simplesmente eles chegaram, eu entreguei as coisas e ele me esfaqueou e saiu correndo. Não deu nem para ver a fisionomia dele”, contou o aposentado.
Após ficar três dias internado em um hospital do município, o aposentado terá que ficar pelo menos um mês de repouso.
Morta pelo marido
No mesmo dia em que o aposentado foi assaltado e esfaqueado, uma auxiliar de enfermagem foi esfaqueada até a morte na frente da filha de seis anos, no Morro da Garrafa, em Vitória. O marido da vítima foi preso.
Cláudia Ângelo de Almeida Oliveira, de 36 anos, levou várias facadas na cabeça. De acordo com investigadores, o homem tomava remédios controlados e teria cometido o crime após um surto.