Polícia

Cerca de 80 capixabas caíram em golpes de sites falsos de vendas só no mês de junho

Somente neste mês, cerca de 80 pessoas procuraram a Delegacia de Crimes Eletrônicos para denunciar sites falsos de vendas na internet que já foram tirados do ar

O site de compras foi retirado do ar  Foto: ​TV Vitória

Sites falsos de vendas na internet fizeram cerca de 80 vítimas na Grande Vitória só no mês de junho. Uma delas foi o técnico em administração, Heraldo Orato, que realizou a compra, emitiu o boleto para pagar e a mercadoria nunca chegou. 

“Eu tava com um aparelho queimado, com muita pressa. É um equipamento que não tem em muitos lugares, efetuei logo a compra pelo site, porque você tem que ter uma confirmação para pagar que é o retorno de uma outra pessoa. Eu recebi a confirmação, um pedido, fiz um cadastro e recebi um boleto. Começou a me deixar preocupado é que não recebi a confirmação do meu pagamento, que é um procedimento padrão”, explicou. 

Tudo isso foi em maio e agora o site já está fora do ar. Com a mesma rapidez que o site foi tirado do ar, os estelionatários sacam os valores pagos pelas vítimas. Um dinheiro que dificilmente vai ser recuperado tão rápido quanto foi perdido. Cerca de 80 pessoas procuraram a Delegacia de Crimes Eletrônicos para denunciar sites falsos de vendas na internet somente no mês de junho. 

Até quem já está acostumado a comprar na internet, pode cair no golpe, como é o caso de Haroldo. “Eu só compro pela internet, os mais variados equipamentos, raramente compro em loja. Porque eu estava com pressa quebrei a minha própria regra de sempre falar ao telefone fixo com alguém dessa empresa. Não fiz isso dessa vez”, contou. 

Para a delegada Cláudia Dematté, é importante que as vítimas procurem sempre uma delegacia para denunciar os crimes. “Os estelionatários migraram. Então os golpes que eles aplicavam no mundo real, agora fazem no mundo virtual. Na mesma forma que no mundo real o crime deixa vestígios, no mundo virtual também. Então é importante a vítima procurar a delegacia, fazer o registro da ocorrência para que essas pessoas seja devidamente punidas”, explica. 

Ainda de acordo com ela, é preciso observar as ofertas com atenção. “Desconfie dos preços muito abaixo do mercado. Geralmente o comerciante não vai sair perdendo tanto. Outra dica é sempre procurar a reputação daquele site, porque hoje existem sites que falam sobre a reputação de vendedores”, afirmou a delegada.