O Cerco Inteligente de Segurança de Vitória completou um ano no último sábado (20). Com base nos dados dos três primeiros meses de 2018 e 2019, houve uma redução de 46,5% no número de furtos e roubos de veículos na capital.
Desde a implantação do sistema, 133 veículos furtados ou roubados foram recuperados.
Furtos e roubos de veículos em Vitória:
Jan/2018 108
Fev/2018 96
Mar/2018 97
***************
Jan/2019 58
Fev/2019 45
Mar/2019 58
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, falou sobre a importância do compartilhamento de informações: “O Cerco Inteligente compartilha informações com todos os órgãos de segurança pública, como polícias e Tribunal de Justiça, sendo um grande instrumento de segurança”.
Barreiras e videomonitoramento
Sempre que um carro é furtado ou roubado e o dono registra a ocorrência, imediatamente a placa do veículo vai para o sistema do Cerco Inteligente de Segurança. A partir daí, se o carro passar por alguma das 18 barreiras instaladas na capital, um alarme vai disparar na Central de Videomonitoramento.
Nesse momento, o veículo é fotografado pelo sistema e os agentes da Central avisam às equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar que estão na rua. Ele passa a ser acompanhado em tempo real pelas 230 câmeras de videomonitoramento da cidade. Todas as informações são passadas via rádio para os agentes do patrulhamento.
Dessa forma, a equipe que estiver mais próxima faz a abordagem ao condutor do veículo de forma rápida e depois encaminha a ocorrência para a Polícia Civil, que dá prosseguimento ao caso.
Em abordagens assim, já foi possível encontrar suspeitos de crimes, pessoas com mandados de prisão em aberto e diversas outras situações criminosas.
Solução de crimes
Muitas placas de carros estão no sistema do Cerco Inteligente porque os veículos são utilizados por pessoas investigadas por crimes. Nesse caso, todas as informações são passadas para que os serviços de inteligência das polícias possam localizar os criminosos. Até agora, 44 veículos envolvidos em crimes foram recuperados.
Um dos casos mais marcantes foi o de um homem acusado de estuprar 14 mulheres. A Polícia Civil fez a prisão em junho de 2018 com ajuda do sistema. As vítimas não sabiam a placa do veículo usado por ele, mas, com algumas características do carro, o Cerco Inteligente conseguiu identificá-lo, saber os locais e horários onde passava e, assim, agilizou a prisão do homem.
Como funciona
A Prefeitura de Vitória gasta de R$ 90 a 100 mil por mês com o sistema do Cerco Inteligente de Segurança. São 18 barreiras, através das quais os veículos são visualizados por câmeras sempre que entram ou saem dessas áreas. No total, são 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que leem as placas e fotografam os veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras. Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.
Os operadores da Central de Videomonitoramento repassam todas as informações do carro, tais como trajeto, cor e modelo, ao Ciodes, que solicita a abordagem pelas equipes da Guarda ou da Polícia Militar.